Search
[adsforwp-group id="156022"]

Projeto revitaliza margens da Sanga do Passinho em Camaquã

img_5593_foto_1.jpg

Quem passa pelas margens da Sanga do Passinho nota logo a diferença. A frase é da aposentada Vilma Bender, uma das primeiras moradoras do bairro Getúlio Vargas. O local recebeu na manhã desta quarta-feira (4) mais um dia de ação do Governo Municipal com limpeza das margens da Sanga do Passinho e implantação no local dos bancos e floreiras que foram confeccionados com paletes, além do plantio de mudas de flores e árvores como quaresmeira, ipês roxo e amarelo e ingá.

A ação dá continuidade ao Projeto Sustentabilidade Social da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, através do qual vem dando, desde 2013, atenção especial ao local com apoio do CRAS Getúlio Vargas, com intervenções que reforçam as políticas públicas de ação social do Governo Municipal. “Estamos orgulhosos com o resultado. O objetivo é o embelezamento e a revitalização através da sensibilização dos moradores sobre o cuidado com o meio ambiente, o que reflete positivamente na autoestima, na saúde e na valorização do ser humano como um todo”, explica a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josiane Longaray.

Pela manhã, a equipe do Governo Municipal passou nas casas conversando com os moradores e pedindo para que ajudassem a cuidar das mudas e árvores plantadas. “A comunidade entendeu e tem sido nossa parceira, abraçou o projeto e temos obtido uma boa resposta das pessoas”, salienta. Ela destaca ainda que o local é o cartão de visitas do bairro e no futuro pode se tornar um cartão postal de uma das entradas da cidade. A moradora Roselia Rodrigues comemora o resultado. “Há cinco anos moro aqui e agora é outra visão, terminou o lixo, a entrada da vila está bonita!”, elogia com um sorriso no rosto.

Dona Vilma plantou um lindo jardim no início de uma das margens: “Eu cuido muito, saio a caminhar e junto as flores que o pessoal coloca fora quando limpam seus pátios e planto aqui”, revela faceira com o resultado. Aos 72 anos, 26 deles vividos ali no bairro, ela rega e capina enquanto fala de como iniciou a vila há quase 30 anos. Ela aprova a inciativa “Tá muito bonito o trabalho, todos devem ajudar a cuidar”, pede. A secretária do Meio Ambiente Isabela Garcia, acompanhada de sua equipe, esteve no local e reforça o pedido de que os moradores, pedestres e motoristas que circulam por ali que ajudem a preservar e manter limpo o local. “A cidade é de todos e todos somos responsáveis por ela”, destaca.

O evento visa dar continuidade à Revitalização da Sanga do Passinho iniciada durante a Semana da Água com a participação de diversas Secretarias como Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento e Infraestrutura. A atividade integra o Programa Municipal de Revitalização de Espaços Públicos, elaborado e executado pelo Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, com apoio da SMTDS.

Em função das chuvas, a programação cultural foi transferida para o dia 18 de novembro, quando ocorrem as atividades como caminhada de conscientização nas margens da Sanga do Passinho, além de oficinas de música, apresentação de corais, hora do conto, teatro de bonecos, biblioteca infantil e circuito esportivo na Praça Volzear Longaray.