O Diretório Municipal de Camaquã do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) confirmou que Luciano Pereira Dias, o “Luciano Cabeça”, foi o escolhido pela sigla para ser o pré-candidato a vice-prefeito na chapa ao lado de Abner Dillmann, também do PSDB. A informação foi divulgada pelo diretório através das redes sociais.
Conforme a nota, a decisão por Luciano Cabeça foi tomada após uma reunião do diretório, que teria acontecido na noite da última terça-feira (02), e contou com diversas lideranças do partido, como o próprio prefeito Ivo de Lima Ferreira, também do PSDB. A informação da escolha, porém, só foi divulgada pelo partido no fim da tarde de hoje (03).
“O PSDB Camaquã informa que Luciano Pereira Dias, “Cabeça”, foi o escolhido pré-candidato a vice-prefeito para compor a chapa majoritária com o pré-candidato a prefeito Abner Dillmann. Os dois formam uma chapa pura do PSDB que contará com o apoio do MDB, Republicanos, PSB e União Brasil”, diz parte do texto. “A escolha de Luciano Dias para compor a chapa com Abner Dillmann foi formalizada oficialmente na terça—feira, 2 de abril, em reunião com diversas lideranças do partido. A chapa Abner e Luciano contará com o apoio do atual prefeito de Camaquã, Ivo de Lima Ferreira”.
Luciano Cabeça é fisioterapeuta esportivo por formação. Até o fim de março, Cabeça atuou como secretário municipal da Saúde, cargo que ocupou por mais de cinco anos em diferentes momentos. Luciano Cabeça foi o vereador mais votado na eleição de 2020, atingindo um total de 1.483 votos (4,17% dos válidos). Ele também esteve à frente do Poder Legislativo, como presidente da Câmara de Vereadores em 2021.
Ainda na tarde desta quarta-feira (03) o Progressistas anunciou a filiação de Marcos Maranata ao partido. O empresário e ex-secretário municipal deve concorrer à prefeito pelo PP, em oposição ao grupo de Ivo de Lima Ferreira.
Confira nota do PSDB que confirmou Luciano Cabeça como pré-candidato à vice-prefeito:
Confira algumas regras das Eleições 2024
Janela partidária
A janela partidária de 2024 é um período de 30 dias que iniciou 7 de março e vai até a próxima sexta-feira, dia 5 de abril. Neste período, vereadores e vereadoras em fim de mandato podem trocar de partido sem perder o mandato para concorrer às Eleições de 2024 por outra agremiação partidária.
Objetivo da Janela Partidária:
- Permitir que políticos eleitos em pleitos proporcionais (vereadores, deputados estaduais, federais e distritais) mudem de partido sem perder o mandato, caso não se identifiquem mais com o partido pelo qual foram eleitos ou se busquem melhores oportunidades em outras legendas.
- Facilitar a formação de coligações partidárias para as próximas eleições.
- Renovar os partidos políticos e fortalecer a democracia.
Principais características da Janela Partidária de 2024:
- Período: 7 de março a 5 de abril de 2024.
- Beneficiários: Vereadores e vereadoras em fim de mandato.
- Objetivo: Permitir a troca de partido sem perda do mandato para fins de candidatura nas Eleições de 2024.
- Filiações:
- Prazo para filiação na nova legenda: até 5 de abril de 2024.
- Necessidade de desfiliação do partido anterior antes da filiação ao novo.
- Impossibilidade de filiação a partidos que não tenham registro definitivo no TSE.
Registro de estatutos e filiação partidária
A data limite para que partidos e federações obtenham registro dos estatutos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é em 6 de abril. A data ainda marca o prazo final para que candidatos e candidatas tenham domicílio eleitoral na localidade em que sejam disputar as eleições e para estarem com a filiação partidária aprovada na legenda que pretendem concorrer.