O ex-vereador e candidato a prefeito pelo PT no último pleito em Camaquã, José Carlos Copes, anunciou o fim do que chamou de “Construção conjunta no campo da oposição, em Camaquã”. Na prática, Copes anuncia que não haverá a coligação entre seu partido e o PDT, de Renato Nogueira e PSD de Éverton Pogorzelski (Clarão).
Segundo Copes, uma decisão unilateral teria motivado o término das tratativas entre as siglas: “O PDT e o PSD decidiram sozinhos pela construção de uma chapa em que Renato seria o candidato a prefeito e Clarão o vice”. Copes afirma que tomou conhecimento da decisão por terceiros, e de que só foi comunicado após questionar o PDT da veracidade da informação.
Com o fim da possibilidade de aliança entre as siglas, o Partido dos Trabalhadores anunciou Copes como pré-candidato oficial da sigla. Questionado sobre o enfraquecimento da oposição a partir do fim da possível aliança, Copes destacou o empenho em manter a unidade: “Nós dialogamos amplamente para formarmos uma aliança no campo da oposição em Camaquã, mas diante dos fatos não vemos mais viabilidade. Nossa pré-candidatura é legítima e estamos preparados para enfrentar o debate em prol do município”, destaca Copes.
Copes e Nogueira formaram uma aliança em 2012, onde alcançaram 47% dos votos. A coligação foi derrotada por uma diferença de 693 votos.