Search
[adsforwp-group id="156022"]

PT do RS recomenda voto crítico a Eduardo Leite no segundo turno das eleições

Foto: reprodução/ Carol Ferraz
Foto: reprodução/ Carol Ferraz

O Partido dos Trabalhadores (PT) do RS decidiu recomendar voto crítico em Eduardo Leite para a eleição ao governo do Rio Grande do Sul.  Em uma nota enviada à imprensa e filiados, nesta segunda-feira, o PT destacou que tem como objetivo “derrotar Bolsonaro e o bolsonarismo neste segundo turno”.

Entre as divergências com Leite citadas, o partido destaca “as privatizações dos serviços públicos, como a Corsan”, “o papel do Estado”, “a adesão ao regime de recuperação fiscal” e a “taxação dos aposentados e pensionistas”. Mesmo assim, o documento classifica as candidaturas de Onyx Lorenzoni e do presidente Jair Bolsonaro como ameaças do Estado e ao País, justificando a atitude.

Segundo o Deputado Estadual do PT, terceiro colocado na disputa ao Piratini, Edegar Pretto, mesmo anunciando apoio, afirma que o partido vai ser oposição a Eduardo Leite na Assembleia no ano que vem.

“Nossa recomendação é uma recomendação crítica. Nós seremos oposição ao Eduardo Leite quando ele for governador. Mas a nossa oposição é sempre uma oposição construtiva, sempre procurando a ajudar. Para isso, o governante tem que estar aberto a opiniões, o que não vemos no Onyx. Estendemos a mão ao Eduardo Leite, mesmo não recebendo dele o apoio ao presidente Lula, o que lamentamos muito”, declarou Pretto.

Na quarta-feira (19), quando esteve em campanha no Estado, Lula fez um discurso em frente ao Palácio Piratini no qual pediu para que os apoiadores não votem em Onyx Lorenzoni (PL), afirmando que o Rio Grande do Sul não pode ser governado pela extrema-direita.

Há algumas semanas lideranças do PT, como Tarso Genro e Olívio Dutra, e de outros partidos do campo da esquerda como Manuela D’ávila do PC DO B já haviam anunciado o voto em Eduardo Leite.  

Leia a carta do PT-RS na íntegra:

NOTA DO PT-RS SOBRE O SEGUNDO TURNO

Em conformidade com a Resolução Partidária aprovada em 10 de outubro último, e em decorrência dela, compreendendo o momento político que vivemos, decidimos recomendar o voto crítico em Eduardo Leite no domingo próximo, esperando com este gesto que todos aqueles comprometidos com a democracia se unam para derrotar Bolsonaro e o bolsonarismo neste segundo turno. 

Entendemos que todos os democratas devem ter como compromisso primeiro a defesa da democracia e o combate às candidaturas que representam o atraso bolsonarista. 

Nossas divergências com Leite são muitas, e conhecidas pela sociedade gaúcha. 

Representamos projetos políticos distintos. As privatizações dos serviços públicos  como a CORSAN, o papel do Estado, a adesão ao regime de recuperação fiscal, a taxação dos aposentados e pensionistas são alguns exemplos de temas que nos separam programaticamente. Mas agora é a hora de defender o Brasil e o Rio Grande da ameaça representada pelas candidaturas de Bolsonaro e Onyx. 

Aproveitamos para reforçar o chamamento à militância petista gaúcha que nos próximos sete dias não podemos sair das ruas, disputar voto a voto para garantirmos a virada no Rio Grande do Sul com Lula e a consolidação da vitória na eleição presidencial.  

Paulo Pimenta

Presidente PT-RS.   

Edegar Pretto

Deputado Estadual PT-RS e candidato a governador no 1º turno. 

Paulo Paim 

Senador PT-RS. 

Tarso Genro 

Ex-governador do RS. 

Olívio Dutra

Ex-governador do RS.