A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) publica o 1º edital de chamamento do Concurso Vestibular 2020. Os candidatos são convocados para início das aulas no primeiro semestre de ingresso e devem ficar atentos às datas e às instruções para a matrícula. É obrigatório enviar, entre as 9h do dia 3 de janeiro e as 23h59 de 9 de janeiro, toda a documentação especificada no Edital e no Manual do Candidato conforme a modalidade de ingresso. O não envio dos documentos solicitados leva à perda da vaga. O próximo chamamento está programado para o dia 13 de janeiro, sem horário específico para divulgação (confira abaixo o cronograma de chamamentos).
O envio da chamada documentação acadêmica é obrigatório para todos os candidatos, independentemente da modalidade de ingresso. Integram esse bloco os seguintes documentos: histórico escolar, certificado de conclusão do Ensino Médio e documento de identificação. O ingressante também deve preencher, no Portal, um formulário em que declara se ocupa ou não outra vaga de graduação em instituição pública de ensino superior.
Os candidatos aprovados que estejam terminando o Ensino Médio em 2019 e que não tenham o certificado de conclusão e/ou o histórico escolar devem encaminhar a Declaração Provisória sobre Conclusão do Ensino Médio preenchida e assinada pela instituição de ensino. Nesse caso, o ingressante deve enviar, posteriormente, o certificado de conclusão e o histórico escolar. Estudantes cujas escolas estaduais estejam em greve devem buscar a declaração provisória junto à secretaria da instituição de ensino ou, caso ela esteja fechada, junto à Secretaria Estadual de Educação (confira os endereços aqui). Esse trâmite foi acordado entre o reitor Rui Oppermann e o secretário estadual de Educação, Faisal Karam.
Além disso, os classificados nas vagas de Ações Afirmativas (L1, L2, L3, L4, L9, L10, L13, L14) devem postar toda a documentação relativa à modalidade de ingresso. Os documentos específicos para cada modalidade estão descritos no Manual do Candidato e no Edital.
A documentação deve ser enviada em arquivos nos formatos .pdf, .jpg ou .jpeg, com boa qualidade (ou seja, sem cortes, rasuras ou emendas), com todas as informações legíveis e com tamanho máximo de 5MB. O não envio de todos os documentos necessários implica renúncia à vaga.
Os candidatos classificados para as vagas destinadas a pretos, pardos e indígenas (L2, L4, L10 e L14) devem acompanhar também a publicação das listagens de verificação da autodeclaração étnico-racial. A convocação será publicada no site www.ufrgs.br/verificacaoautodeclaracao.
Próximos chamamentos – Aqueles que não foram relacionados neste chamamento devem acompanhar os próximos editais. As datas dos chamamentos seguintes estão especificadas no item 4.1 do Manual do Candidato e são as seguintes: 13/1, 21/1, 29/1, 1º/4, 10/4, 20/4 e 28/4.
Matrícula Presencial – Após o envio dos documentos, os candidatos precisam acompanhar o andamento da análise pelo Portal do Candidato. Para os ingressantes no primeiro semestre, a matrícula presencial será entre os dias 2 e 4 de março, de acordo com faixa horária prevista para ser publicada até o dia 28 de fevereiro. Para os calouros do segundo semestre, as matrículas presenciais serão de 3 a 5 de agosto, seguindo o mesmo processo de comparecimento de acordo com faixa horária, que estará disponível até dia 31 de julho.