Search

Puma ataca idoso de 75 anos em cidade do Rio Grande do Sul

Um alerta foi emitido após um idoso de 75 anos ficar ferido após ser vítima do ataque de um puma na cidade gaúcha de São José do Ouro. O fato ocorreu na semana passada e ganhou grande repercussão, principalmente pela gravidade do ataque.

> Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Ferimentos na cabeça e pelo corpo, fizeram com que a vítima fosse encaminhada para o hospital da cidade. Ele alega que estava colhendo pinhão em um local de mata fechada, quando foi surpreendido pelo animal.

A vítima disse que o felino saltou sobre ele, não dando tempo de reação ou de fuga do local. Ele ficou desacordado, teve parte de uma orelha arrancada e teve as roubas rasgadas pelo puma.

> Receba todas as notícias da Acústica no seu Telegram tocando aqui!

Segundo o portal LeOuve, a vítima teve cortes profundos na cabeça. Apesar da gravidade do caso, ele já teve alta médica e se recupera em casa.

Foi necessário o acionamento da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram), que realizou vistorias nas áreas de matagal da cidade.

O que é um puma?

Foto: Ondrej Chvatal / Shutterstock.com

De acordo com o infoescola, o puma também é chamado de suçuarana, onça-parda e leão-das-montanhas, é o segundo maior felino nativo das Américas ficando atrás apenas da onça-pintada, e o que tem a maior escala de distribuição do que qualquer outro mamífero selvagem no hemisfério ocidental. Pertencente ao grupo dos Felídeos e como a maioria dos indivíduos deste grupo, são animais solitários, carnívoros e territorialistas. Seu nome científico anteriormente era Felis concolor, atualmente renomeado para Puma concolor.

> Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Toque aqui e inscreva-se no nosso canal!

As principais características dos pumas são: corpo alongado, cabeça pequena, orelhas pequenas, curtas e arredondadas, pescoço e cauda longa, comprimento em média de 1,55 metro sem a cauda, e 0,70 metros do ombro ao chão, pesam em torno de 70 a 85 kg. A cauda mede de 50 a 80 cm. A pelagem varia conforme a região em que vivem, geralmente, nas cores bege-rosado, cinza, marrom ou ferrugem.

Foto: Milan Zygmunt / Shutterstock.com

O puma habita boa parte da América, podendo ser encontrado desde o Canadá, passando pela América Central, pelo Brasil e chegando até o sul do Chile e Argentina. Delimita seu território com urina, fezes, arranhões e secreções da glândula anal espalhadas nas árvores. O tamanho de seu território varia, podendo chegar a 300 km², porém todos vão conter pelo menos um local seguro para abrigar-se e uma variedade de caças.

Em regiões de presas abundantes é possível ver sobreposição de território entre os pumas, quando isso ocorre, eles evitam o contato com o outro indivíduo da mesma espécie para não brigarem e manter suas energias para caçar e sobreviver. Com hábitos noturnos e diurnos, com preferência para caçar no crepúsculo.

Durante a caça espreitam-se atrás de arvores e arbustos e quando a presa se aproxima, emboscam-na. O nado às vezes torna-se essencial, mas a evitam sempre que possível. Possuem grande variedade alimentícia, consumindo ovelhas, cervos, gado, roedores e até insetos.

*Com informações do infoescola