Search
[adsforwp-group id="156022"]

Quartel do Corpo de Bombeiros é tema de reunião em São Lourenço do Sul

img_2608_foto_1.jpg

O Prefeito Daniel Raupp esteve reunido na manhã de segunda-feira (25), com o major Marco Leandro Petry, Comandante do 3º Comando Regional de Bombeiros. O principal ponto tratado na reunião foi a instalação do quartel do Corpo de Bombeiros no município. O Corpo de Bombeiros irá atender o combate a incêndios, resgate e salvamentos, e atuar na prevenção, através do licenciamento e concessão de alvarás, sanando a demanda do município.

Segundo o prefeito Daniel Raupp, está sendo estudada a possibilidade de locação de um imóvel para a instalação provisória do Corpo de Bombeiros no município, até que o prédio seja construído. Em breve a Prefeitura também estará lançando uma nova campanha de arrecadação de doações para a aquisição de equipamentos junto às entidades e à comunidade.

O edital para contratação da empresa responsável pela construção do prédio junto à Brigada Militar, foi publicado na tarde da última terça-feira (19). O termo de cooperação e convênio que designa a área física de 530m² para a instalação de um quartel do corpo de bombeiros em São Lourenço do Sul, foi assinado durante a interiorização do Governo do Estado, em fevereiro de 2012. De acordo com o termo, o Governo do Estado disponibilizará a área junto ao pátio da Brigada Militar do município, assim como o efetivo e equipamentos e a Prefeitura se responsabiliza pela construção do prédio.

O prédio será construído com recursos do Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom), criado através da lei nº 3.107, de 14 de setembro de 2009. Devido ao superávit acumulado até o final do exercício de 2012, serão destinados R$ 653.941,00 (seiscentos e cinqüenta e três mil novecentos e quarenta e um reais) à construção do prédio.

Em 2009, o município conquistou um caminhão de bombeiros zero quilômetro, através da Consulta Popular. A turma de 16 bombeiros que irá atender São Lourenço do Sul será formada em abril.

A reunião tratou ainda da necessidade de execução do Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI), exigido pelo Corpo de Bombeiros para concessão do alvará para utilização do Galpão Crioulo. Para realizar as adaptações necessárias, e proporcionar a segurança necessária aos frequentadores do Galpão, a Prefeitura, juntamente com a Comissão Organizadora do 29º Reponte da Canção, optou por adiar a realização do festival para os dias 03, 04 e 05 de maio.

Na ocasião, o prefeito também protocolou junto ao Comando Regional de Bombeiros, um pedido de orientação quanto aos critérios utilizados para o licenciamento e concessão de alvarás. O pedido tem como objetivo esclarecer as dúvidas quanto aos procedimentos a serem adotados nas vistorias, devido à adoção de uma avaliação mais rigorosa do Corpo de Bombeiros após a tragédia ocorrida em Santa Maria.