Search
[adsforwp-group id="156022"]

“Que Horas Ela Volta?” é eleito melhor longa do ano pela Abraccine

img_6289_foto_1.jpg

Foi divulgada nesta segunda-feira, a lista dos melhores filmes de 2015 segundo a Associação Brasileira dos Críticos de Cinema (Abraccine). Distribuídas em três categorias – de longa estrangeiro, longa brasileiro e curta-metragem, as produções vencedoras foram o drama franco-suíço “Adeus à Linguagem”, o aclamado brasileiro “Que Horas Ela Volta?” e o curta mineiro “Quintal”.

“Adeus à Linguagem” foi um dos filmes mais comentados pela crítica neste ano. O longa de Jean-Luc Godard reforça o trabalho do diretor em investigar as mais diversas formas de praticar a sétima arte.

O interesse pelo título girou em torno do 3D e da história que retrata a vida de um homem e uma mulher que dividem a intimidade em uma casa, onde também mora um cachorro. Os dois conversam sobre a questão da linguagem sob o ponto de vista filosófico, enquanto o cão observa a tudo.

A tradicional votação do Prêmio Abraccine reuniu 56 críticos de todo o país em 2015 e foi dividida em duas etapas. Na primeira, especialistas indicaram livremente os títulos que consideraram ter maior destaque no ano. Na segunda e última parte, somente os que receberam mais nomeações puderam ser votados.

Confira os vencedores:

Longa estrangeiro

“Adeus à Linguagem” – 15 votos

“Mad Max: Estrada da Fúria” – 13 votos

“Winter Sleep/Sono de Inverno” – 7 votos

“Leviatã” – 7 votos

“O Clube” – 6 votos

“Nostalgia da Luz” – 5 votos

Longa brasileiro

“Que Horas Ela Volta?” – 18 votos

“Branco Sai, Preto Fica” – 14 votos

“Ausência” – 7 votos

“Batguano” – 7 votos

“Casa Grande” – 4 votos

Curta-metragem

“Quintal” – 15 votos

“A Outra Margem” – 9 votos

“Quando Parei de me Preocupar com Canalhas” – 7 votos

“Dá Licença de Contar” – 7 votos

“O Corpo” – 3 votos

“O Teto sobre Nós” – 2 votos