A ovinocultura no Rio Grande do Sul ganha destaque com iniciativas que exploram o potencial do leite de ovelha. A veterinária Camila Pisoni, fundou a La Beca – Derivados de Ovelha, em Pelotas no ano de 2022, apostando na criação de ovelhas da raça Lacaune para a produção de leite e derivados gourmet.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Em entrevista ao programa Primeira Hora desta terça-feira (29), Camila compartilhou os desafios e oportunidades da ovinocultura, ressaltando a versatilidade do leite de ovelha, que possui menor teor de lactose e permite a criação de produtos para diversos paladares. A La beca Queijaria oferece queijos artesanais, como burrata e doce de leite, que têm conquistado o mercado local.
O leite de ovelha é um produto diferenciado, com características únicas que nos permitem criar produtos com sabores e texturas especiais, explicou Camila. Ela ressaltou que a alta aceitação do mercado, motiva a continuar investindo na produção e na qualidade dos produtos.
O mercado para produtos derivados de leite de ovelha está em expansão, com alta demanda e preços atrativos, incentivando o crescimento da ovinocultura na região. No entanto, a falta de valor comercial da lã, mas apresenta soluções como manejo adequado e a utilização da lã para artesanato.
Um dos pontos altos da entrevista foi a discussão sobre a formação de um núcleo de criadores de ovelha na região de Camaquã. A iniciativa visa promover a troca de experiências entre os criadores, facilitar a aquisição de insumos e fortalecer a cadeia produtiva da ovinocultura.
“Ao trabalharmos juntos, podemos superar os desafios e aproveitar as oportunidades que o mercado oferece”, pontuou Camila.
A entrevista finaliza com a importância da troca de experiências entre criadores e o potencial turístico da região, com a possibilidade de os consumidores conhecerem de perto o processo de produção dos derivados de leite de ovelha. A iniciativa da Lá beca Queijaria e a formação do núcleo de criadores em Camaquã representam um importante passo para o fortalecimento da ovinocultura no Rio Grande do Sul e a valorização dos produtos regionais.