A camaquense Deisi Maranata, primeira dama de Guaíba, fez história nas eleições de 2022. Com uma trajetória baseada na vida acadêmica e ações voluntárias inspiradas em projetos sociais, a advogada conquistou 14.575 votos como candidata a deputada estadual do Rio Grande do Sul, marcando a representatividade feminina na política. O Partido Democrático Trabalhista (PDT) elegeu quatro deputados estaduais e Deisi se consolidou como deputada suplente.
Morando há mais de 20 anos em Guaíba, a mulher saiu de Camaquã para estudar Direito, junto do atual prefeito e marido Marcelo Maranata. O tempo passou e abriram a tradicional “Maranata Livraria e Papelaria” também em Guaíba, para pagar os estudos e viver na cidade. A família segue atendendo a vida política e administrando a empresa.
Em entrevista para a reportagem da Acústica FM, a mãe de três filhos, atua como advogada e neste ano decidiu concorrer nas eleições para o cargo de deputada estadual. A coragem de enfrentar o desafio político foi construída através do Gabinete da Primeira Dama. Neste espaço, desenvolveu ações voluntárias com a comunidade, incentivando o crescimento e independência feminina e ações sociais: “porém, sempre acompanhei os bastidores da vida política do marido”, detalha.
Segundo a empresária, a gratidão pelo acolhimento dos guaibenses também foi um incentivo à candidatura: “fomos muito bem recebidos quando chegamos jovens na cidade, sem ter nenhum familiar e fomos construindo nossas amizades no balcão da loja e no convívio com os irmãos de fé”. Somente em Guaíba, foram 9.253 votos válidos.
A conquista deixa as seguintes marcas:
– Candidata a Deputada Estadual mais votada da cidade de Guaíba;
– Candidata a Deputada Estadual, mulher, mais votada da região;
– Candidata a Deputada Estadual, mulher mais votada do PDT.
Além destes pontos ela se tornou a candidata a Deputada Estadual, mulher mais votada da história de Guaíba e a mulher, candidata de Guaíba a Deputada Estadual, mais votada da história do Rio Grande do Sul. Sem concorrer a um cargo eletivo, a eleição de 2022 foi a primeira vivência política.
Ela deve sugerir propostas de desenvolvimento nas regiões da Costa Doce, Carbonífera, Centro-Sul e arredores para os deputados eleitos. Entre as estratégias elaboradas com lideranças políticas busca-se incentivar o turismo da Costa Doce, envolvendo as cidades praianas, desenvolver transporte hidroviário, fortalecimento de acesso asfáltico, entre outras. Os 55 deputados estaduais que vão representar o Rio Grande do Sul tomam posse em 2023.
Segundo ela, as mulheres possuem um olhar humano que faz a diferença na política: “as mulheres sabem das suas dificuldades para cumprirem os diferentes papéis como mãe, esposa, profissional…E isso faz a diferença na hora da criação de políticas públicas que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas”. Por fim, o resultado positivo consolida o início de uma carreira política.