Search
[adsforwp-group id="156022"]

Radeon RX 7900 XT e XTX tem problema grave: saiba qual é

img_57816_foto_1.jpg

Há alguns dias, vemos vazamentos que falam sobre problemas importantes no Radeon RX 7900 XT e XTX , e hoje temos um pouco mais de luz com a qual tentaremos esclarecer todos os rumores que surgiram no último horas. É importante que você tenha em mente que ainda existem muitas dúvidas em torno deste tema, e que só poderemos esclarecê-las quando chegarem ao mercado e pudermos testá-las.

Vamos começar pelo começo. Segundo várias fontes, o Navi 31, o GPU topo de gama baseado na arquitetura RDNA3 que irá alimentar as Radeon RX 7900 XT e XTX, apresenta alguns problemas que podem ser considerados falhas ao nível do hardware e, por isso, não podem ser resolvidos . através de motoristas. Essas falhas estão relacionadas ao consumo e aos perfis que a AMD integrou e implicam que, em última análise, a empresa impôs um limitador muito rígido.

A curva que ocorre entre o aumento da frequência e da tensão tem aumentos muito acentuados, e isso significa que no final 355 watts não são suficientes para a GPU trabalhar a 100% de forma verdadeiramente intensiva . Esta informação foi corroborada por alguns dos vazadores mais importantes que conhecemos hoje, por isso tem alta credibilidade e, de acordo com o que indicam, dá origem a uma forte irregularidade na frequência de trabalho da GPU no DirectX 12.

Outra fonte fala sobre os bugs no plural e ainda diz que estes não se limitam à Navi 31 , sugerindo que se estenderiam às GPUs Navi 32 e Navi 33. Essas duas GPUs são as que serão usadas na Radeon RX 7700 Placas gráficas XT. , Radeon RX 7700, Radeon RX 7600 XT e Radeon RX 7600 XT, que se posicionarão na gama alta, média-alta e média, respectivamente.

A referida fonte também comenta que a AMD resolverá todos os problemas com “RDNA3+” . Não está claro se se refere a uma revisão do RDNA3 ou de seu sucessor, mas o importante é que teremos que esperar um novo silício para que todas essas falhas sejam resolvidas. Veremos como isso afeta o desempenho real de ambas as placas gráficas e em que estado ambas acabam no que diz respeito à estabilidade.

Em uma nota positiva, pelo menos pudemos ver que o Radeon RX 7900 XT e XTX oferecem um desempenho muito bom no 3DMark, como você pode ver nos gráficos que deixamos logo abaixo deste parágrafo, cortesia de VideoCardz . A primeira ficaria um pouco abaixo da GeForce RTX 4080, e a segunda é capaz de superá-la no Fire Strike. Esses resultados nos deixam otimistas, mas não podemos esquecer que o desempenho em testes sintéticos nem sempre reflete fielmente o desempenho real em jogos, aliás já pudemos confirmar que seu desempenho em ray tracing será inferior ao oferecido pelo GeForce RTX 40 .