Search
[adsforwp-group id="156022"]

Rebanho bovino bate recorde no Brasil em 2021, aponta IBGE

Foto: Ilustração | Pixabay
Foto: Ilustração | Pixabay

Com mais de 224 milhões de cabeças de gado, o rebanho bovino do Brasil bateu recorde em 2021, considerando a série histórica iniciada em 1974.

Siga a Acústica no Google notícias tocando aqui 

Os dados são da pesquisa Produção da Pecuária Municipal divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira. O município de São Felix do Xingu, no Pará, é o maior produtor, com 2,5 milhões de cabeças.

O aumento na produção também foi registrado para outros animais, em relação a 2020, primeiro ano da pandemia de covid no país. Mariana Oliveira, supervisora da pesquisa, afirmou que os resultados apontam para uma reação do setor.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui! 

O rebanho de suínos cresceu 3,2% em 2021, chegando a 42,5 milhões de animais. A região sul concentra metade deles.

A criação de peixes chegou ao maior nível da série, com 559 mil toneladas e R$ 4,7 bilhões de reais em valor de produção. A tilápia segue liderando a atividade: quase 40% desse valor.

A produção de ovos de galinha, que registrou aumento da demanda no mercado interno devido à alta das carnes, bateu novo recorde com 4,8 bilhões de dúzias.  

Já a produção de leite de vaca ficou estável, influenciada pelo aumento dos custos da atividade. Em 2021 a pesquisa registrou também a maior quantidade de mel já produzida, com 55,8 mil toneladas.