Search
[adsforwp-group id="156022"]
Economia

Receita Federal libera consulta a lote residual do imposto de renda

Saiba como consultar e resgatar sua restituição do Imposto de Renda
Receita Federal libera consulta a lote residual do imposto de renda
Foto: Juca Varella/Agência Brasil

A Receita Federal abriu nesta segunda-feira (23), a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) referente ao mês de dezembro. Mais de 144 mil contribuintes, tanto prioritários quanto não prioritários, serão contemplados com a liberação de restituições, totalizando um valor de quase R$ 449 milhões.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Para verificar se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal, no endereço gov.br/receitafederal, e clicar em “Meu Imposto de Renda”. Em seguida, deve selecionar a opção “Consultar a Restituição”. Caso o contribuinte identifique alguma pendência em sua declaração, poderá retificá-la, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.

A Receita Federal também disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones, que permite aos contribuintes consultar diretamente as informações sobre a liberação das restituições do imposto de renda e a situação cadastral de sua inscrição no CPF. O aplicativo facilita o acesso às informações e agiliza o processo de consulta.

Detalhes sobre o resgate do Imposto de Renda

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo por meio do Portal e-CAC, o Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal. O acesso ao portal é feito pelo site da Receita, no menu “Declarações e Demonstrativos”, “Meu Imposto de Renda”, e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

A Receita Federal reforça a importância de os contribuintes verificarem a disponibilidade de suas restituições e, caso necessário, regularizarem suas pendências. A liberação do lote residual de dezembro representa um importante alívio financeiro para milhares de brasileiros neste final de ano.

Tags: Brasil, Economia, Imposto de renda, Lote, Receita Federal