patrimônio histórico

Reforma do Forte Zeca Netto pode sair do papel ainda em 2026

Secretaria Municipal de Cultura pretende publicar edital para contratação de empresa responsável pela obra após ajustes finais no projeto

A reforma da ala leste do Forte Zeca Netto, em Camaquã, pode começar ainda em 2026. O projeto está em fase final de ajustes no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE-RS). Nesta segunda-feira (23), o diretor de Cultura, Chico Lopes, e o historiador Paulo Sant Anna estiveram no órgão estadual para alinhar os últimos detalhes técnicos. A obra depende da liberação formal do instituto para que o município publique o edital de contratação da empresa responsável.

Reforma do Forte Zeca Netto pode sair do papel em breve 
Forte Zeca Netto precisa de reforma urgente. Foto: Pablo Bierhals/Arquivo pessoal.

Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Eventos, o IPHAE apontou adequações antes do encaminhamento oficial para análise conclusiva. Após essa etapa, a prefeitura deve enviar a versão final do projeto e abrir o processo licitatório.

“Neste momento, o projeto aguarda a liberação final junto ao IPHAE, etapa fundamental para que o Município possa lançar o edital de contratação de empresa especializada em restauro”, afirmou Chico Lopes.

Representantes de Camaquã participam de reunião no IPHAE RS. Foto: Divulgação.

O IPHAE-RS é o órgão responsável por autorizar intervenções em bens reconhecidos como patrimônio histórico no estado. Obras desse tipo exigem trâmites específicos e aprovação técnica prévia.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

O que prevê o projeto de reforma do Forte Zeca Netto

A intervenção contempla o restauro completo da ala leste do Forte, espaço que abrigou por anos a biblioteca pública municipal. O projeto prevê:

  • Recuperação de piso, teto, janelas e forro
  • Revisão das instalações elétricas
  • Restauração do madeiramento
  • Adequações de acessibilidade, com adaptação de banheiros
  • Qualificação do corredor de entrada
  • Implantação de rampa interna para cadeirantes

A proposta segue critérios técnicos exigidos para edificações de valor histórico, com preservação das características originais.

Estrutura foi afetada por eventos climáticos

A reforma passou a ser tratada como urgente após adversidades climáticas atingirem a estrutura do setor onde funcionava a biblioteca municipal. O acervo foi transferido para outra sala do próprio forte.

A Secretaria de Cultura informa que já há previsão orçamentária para a obra. O valor estimado, conforme orçamento prévio, é de R$ 220 mil. A execução, no entanto, depende da conclusão dos trâmites legais junto ao IPHAE.

Expectativa para 2026

Em entrevista recente à Rádio Acústica FM, a secretária municipal de Cultura, Eva Rosi, que assumiu a pasta neste ano, afirmou que a expectativa é iniciar a reforma ainda em 2026, caso o cronograma administrativo seja cumprido.

O Forte Zeca Netto é um dos principais marcos históricos de Camaquã e integra o patrimônio cultural do município. A ala leste concentra parte significativa da memória local, especialmente pelo período em que sediou a biblioteca pública.

Com a conclusão do processo de aprovação técnica, o município poderá avançar para a fase de contratação e execução da obra.