Search
[adsforwp-group id="156022"]

Região terá sequência de dias chuvosos a partir deste sábado

img_9141_foto_1.jpg

Uma sequência de dias com intensa instabilidade deve ser registrada no Rio Grande do Sul a partir deste sábado até a próxima quarta-feira. De acordo com a MetSul Meteorologia, há perspectiva de chuva excessiva no período, com volumes de precipitação considerados extremos em algumas áreas, incluindo Porto Alegre. Pancadas e chuva torrencial são previstas, e a capital gaúcha pode registrar alagamentos a partir deste final de semana. 

Conforme a MetSul Meteorologia, Porto Alegre deve ter chuva forte de curta duração, com ocasional queda de granizo. Vento forte com presença de nuvens carregadas não está descartado. O cenário de precipitação é justificado por uma atmosfera que estará extremamente instável neste período de cinco dias. 

A causa é a atuação de centros de baixa pressão e haverá o agravante de ar muito quente invadindo o Rio Grande do Sul, algo que servirá como combustível para a chuva. Domingo, segunda e terça são os dias de maior risco de tempo ruim em Porto Alegre, mas não se pode afastar a chance de temporal neste sábado. 

Grande parte do sábado ainda será com tempo seco e abafado em Porto Alegre, mas na segunda metade do dia o tempo deve se instabilizar com chuva e chance de trovoadas. No domingo, segunda, terça e quarta deve chover a qualquer hora do dia com possibilidade de pancadas por vezes fortes a torrenciais com potencial para altos volumes em curtos períodos. Em alguns momentos, a chuva pode vir acompanhada de muitas trovoadas e com risco de queda localizada de granizo. 

Apesar do predomínio do tempo instável, a MetSul relatou que não vai chover o tempo todo e existe a tendência de que ocorra intervalos de tempo seco, talvez até com aberturas com nebulosidade e momentos com abafamento.