Terminou em advertência e absolvição o julgamento do volante Maicon e do técnico Renato no Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Os dois foram denunciados após os distúrbios acontecidos depois do Gre-Nal do último dia 9 de setembro, quando ambos se envolveram em discussão com jogadores, funcionários e dirigentes do Inter na entrada dos vestiário. Citados em súmula, eles eram acusados pela procuradoria do Tribunal de atitudes antiéticas e de “tentativa de invasão” no vestiário adversário.
O meio-campista que não jogou o clássico e discutiu fortemente com atletas do Inter foi advertido pelos auditores e o treinador foi absolvido. Renato tentou se dirigir ao vestiário colorado e foi impedido de entrar, o que gerou também uma discussão. Os dois estão, assim, liberados pra participarem do jogo do Grêmio contra o Ceará no próximo domingo (23). A defesa dos gremistas foi feita pelo advogado do clube, Jorge Petersen.
Também foi julgado e absolvido na mesma sessão da 4a Comissão Disciplinar do STJD o árbitro Péricles Bassols Cortez que era denunciado por omissão no preenchimento da súmula da partida. O depoimento de Cortez não acentuou alguma indisciplina ou incorreção dos profissionais do Grêmio e acabou contribuindo para a defesa dos gremistas.