A vitória impositiva do Grêmio sobre o Atlético-MG abriu espaço para o Renato sem falsas humildades na coletiva dessa quarta-feira. Questionado sobre o que aprendeu com o Mundial na Rússia, o treinador ironizou críticas do passado sobre ser um técnico motivador. “Muita gente fala que eu não estudo. Eu aprendo todo dia e já estou cheio de ideias com a Copa do Mundo”, relatou.
“Já passei várias coisas da Copa para os meus atletas”, repetiu Renato. “Eu tenho a minha maneira de estudar e explicar do jeito que os jogadores gostam de aprender”, acrescentou, sobre as cobranças de ser pouco tático. “Passei muito para eles, inclusive e é bom que eles concordam. Pedi para filmarem alguns, erros e jogadas, tudo que eu passo para eles aqui.”
Os lances filmados, ao invés de servirem de alerta, conforme o treinador, foram reafirmações do que é trabalhado em Porto Alegre. “No Mundial temos muitos melhores do mundo e eles cometeram vários erros infantis, que o meu time não comete”, garantiu Renato. “Aí que está o sucesso do nosso grupo. Um detalhe no futebol pode fazer estragos muito grandes. É por isso que temos a defesa menos vazadas, pois não cometemos erros como os que alguns fizeram na Copa.”
Renato destacou ter visto ainda mais possibilidades para o time, mas que vai precisar do momento certo para implementar. “Infelizmente, não tenho muito tempo para colocar em prática. Mas qualquer hora dessas, vou colocar”, frisou.