A Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos liberou nesta quinta-feira (18) R$ 4.686.775,89 milhões em recursos do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas), referentes ao exercício de 2017, para 495 municípios do Rio Grande do Sul. A informação foi comunicada oficialmente pela secretária Maria Helena Sartori durante oficina de capacitação sobre o edital do Fundo Estadual para Crianças e Adolescentes, que recebe inscrições para o financiamento de projetos. Quase quase trezentos agentes públicos municipais e dirigentes de entidades participaram do workshop no auditório do Centro Administrativo do Estado.
O Feas financia ações para o setor beneficiando os Centros de Referência da Assistência Social (Cras), os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e programas como o Residência Inclusiva e Centro Dia. Também subsidia outros projetos que acolhem e auxiliam pessoas em situação de vulnerabilidade em todo o território gaúcho.
O fundo também incentiva ações de Proteção Social Básica pelos municípios habilitados ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Os recursos permitirão o aprimoramento de ações como a busca ativa das famílias que se encontram fora dos programas sociais, bem como a implantação da Política de Assistência Social no Estado.
Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS) de Camaquã deve receber R$ 10.352,25.
Confira a relação dos municípios beneficiados.