Categories: Justiça

RespeitaAsGurias: campanha informa como denunciar violência doméstica na pandemia

O ano de 2020 vem mostrando um cenário crítico em relação à violência doméstica, em meio à pandemia do novo Coronavírus, com aumento nos casos de violência e feminicídios. Entre março e abril deste ano, as mortes aumentaram e, somente no Rio Grande do Sul, os feminicídios subiram de 20 a 25%. Para combater essa violência, o Tribunal de Justiça gaúcho vem realizando diversas ações, como a campanha #RespeitaAsGurias, lançada em alusão à Semana da Paz em Casa.

Foram produzidos cinco spots com depoimentos reais de mulheres que sofreram violência doméstica e informações sobre como efetuar denúncia. O material será divulgado em rádios e redes sociais. A trilha musical foi gentilmente cedida pela artista gaúcha Mariana Bavaresco.

Publicidade

A Juíza-Corregedora Gioconda Fianco Pitt, titular da Coordenadoria das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Estado, ressalta a importância do combate ao problema, questão de saúde pública: “Por afetar, além da vítima, os filhos e os familiares”, explica.

O material da campanha poderá ser acessado no site da Rádio Themis (www.radiothemis.com.br), no site da Agência Radioweb, com download gratuito para rádios afiliadas e nas redes sociais do TJRS.

Outras iniciativas

No mês em que a Lei Maria da Penha, importante instrumento de combate à violência doméstica completa 14 anos, o Tribunal também apoia a campanha Máscara Roxa que tem as farmácias como ponto de referência. Basta a vítima ir até o estabelecimento e pedir uma máscara roxa. O atendente da farmácia passará para a polícia civil as informações da vítima.

Outra campanha de combate à violência doméstica é Sinal Vermelho. O projeto, apoiado pelo TJ é da Associação dos Magistrados do Brasil com o Conselho Nacional de Justiça. As vítimas de violência podem ir às farmácias em todo o país que aderirem à campanha com um sinal vermelho na mão para identificar o pedido de ajuda.

Para saber mais sobre como denunciar casos de violência doméstica e as campanhas de apoio do TJ, acesse: https://www.tjrs.jus.br/novo/violencia-domestica/

Redação de Jornalismo

Recent Posts

O truque caseiro que faz o milho de pipoca estourar sem deixar nenhum grão inteiro

Você já notou que, mesmo seguindo tudo direitinho, sempre sobra aquele punhado de milho de…

16 horas ago

Último dia de Expocamaquã 2025: confira a programação deste domingo (18)

Com entrada gratuita, o evento ocorre no Parque Dorval Ribeiro

17 horas ago

Acidente mata três pessoas na BR-293, em Santana do Livramento

Carro capotou na tarde desta sexta-feira (16). Vítimas tinham 9, 16 e 42 anos.

22 horas ago

Vagas de emprego e oportunidades no RS nesta segunda-feira (19)

Entenda como concorrer as vagas disponíveis na Agência Sine FGTAS

22 horas ago

Confira as principais dúvidas sobre a gripe aviária

Brasil confirma primeiro caso da infecção no Rio Grande do Sul

22 horas ago

“Barbie do bailão” entre as atrações da ExpoCamaquã 2025

Saiba quais as atrações gratuitas do final de semana no evento

24 horas ago

This website uses cookies.