Search
[adsforwp-group id="156022"]

Reunião entre DAER e Prefeitura de Arambaré determina interdição parcial da ponte

img_3643_foto_1.jpg

Na manhã desta segunda-feira (08), por volta das 11h30, deu-se início a reunião que reuniu o Daer e a Prefeitura Municipal de Arambaré, e tratou de um assunto que ganhou grande repercussão na mídia local e estadual: A Ponte João Goulart.

Com o objetivo de tratar da situação da ponte que está em processo de deterioração, e apresenta diversos danos em sua estrutura, os técnicos do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), de Pelotas, foram até o município verificar a situação e tentar solucionar o problema juntamente da prefeita Joselena Scherer.

Na reunião ficou agendado um próximo encontro em Porto Alegre, com o diretor do DAER, Ricardo Núñez, na próxima quarta-feira (10), às 14h, a fim de discutir junto com o Estado uma solução para o transtorno.

Conforme informações obtidas com os engenheiros do departamento, o problema da ponte agravou-se devido ao micro clima da região, onde as peças de fixação que unem as barras que compõe as treliças estão muito comprometidas pela corrosão. Os mesmos alegaram não ser possível garantir a segurança da ponte, principalmente no momento em que há a passagem de veículos pesados, pois os mesmos provocam movimentos laterais e vibrações que podem soltar os parafusos de ligações.

Foi elaborado um laudo técnico de capacidade de carga para avaliar a real situação da ponte. Ficou definido que por questões de segurança, a partir desta terça-feira (09), ficará limitado o tráfego de veículos pesados na ponte João Goulart, sendo somente autorizados a transitarem no local, veículos de passeio que pesem até 3,5 toneladas.

As informações referentes ao transporte escolar são de que estudantes e usuários de ônibus deverão sair do veiculo, atravessar a passarela pé até o outro lado para embarcar em outro veículo.

Estiveram presentes na reunião, secretários e vereadores do município. A prefeita Joselena falará ao vivo amanhã (09), no programa Primeira Hora, que tem início as 08h10, sobre as ações que o município fará para amenizar as dificuldades dos turistas e moradores.

 

Relembre o caso:

Três dias após a Acústica FM denunciar as más condições da ponte João Goulart através de um vídeo, feito pelo ouvinte Jaime Romeira, o RBS notícias transmitiu uma reportagem, por volta das 19h20 desta sexta-feira (05/06), da ponte que causa transtornos e medo aos moradores do local.

A repórter Ivani Schütz mostrou a deteriorização da ponte que tem menos de 100 metros e as condições de risco que os que transitam por ela sofrem. Entre os principais problemas da ponte do ano de 1962, estão à podridão das tábuas e as as partes de ferro que estão enferrujadas.  Em 1992, houve um acidente com uma carreta que ocasionou a queda da ponte, parte dela foi refeita em 1994, entretanto, nem toda a estrutura metálica de sustentação passou por reparos.

A estrutura, que liga a RS-350 a Tapes, já teve a carga máxima de transição reduzida de 36 toneladas para 15 toneladas após fiscalização do Conselho Estadual de Trânsito em 2013.

A prefeita do município, Joselena Scherer, disse que o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) foi notificado no ano passado e se comprometeu em realizar uma vistoria e a troca da estrutura, entretanto, a melhoria ainda não foi feita.  

Segundo Mariângela Machado, assessora de imprensa do Daer, a ponte não pertence à jurisdição do Departamento. Ela salientou que em casos como esses, o Daer aciona seus engenheiros e especialistas para orientar as prefeituras quanto às soluções técnicas a serem adotadas. Complementou que, os engenheiros da Superintendência de Obras de Arte Especiais da autarquia fornecerão apoio para o município. 

Foi ressaltado que em momentos anteriores, houve situações pontuais em que o Daer executava reparos de ordem emergencial. Mas atualmente, com o contingenciamento de recursos do Governo Estadual, o Departamento está priorizando obras em pontes que são de sua responsabilidade.