Os presidentes e representantes dos sindicatos filiados à Fecomércio-RS, de diversas regiões do Estado, estiveram reunidos nessa terça-feira (3/9), em São Luiz Gonzaga, para mais uma edição da Reunião Regional.
O prefeito de São Luiz Gonzaga e presidente da Associação dos Municípios das Missões, Sidney Brondani, prestigiou o evento e destacou o trabalho desenvolvido pela Federação. “Ficamos muito felizes em receber este evento em nossa cidade. Compartilhamos muitos dos pleitos da Fecomércio-RS, como ser contrário a qualquer aumento de imposto. Podemos ser produtivos, sem aumentar impostos”, defende. Já o presidente do Sindilojas Rota das Missões, Julio Bolacell, agradeceu a oportunidade e ressaltou a relação de proximidade da Federação com os sindicatos da base.
O presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn, enfatizou a escuta ativa da Federação, marca da gestão, falando sobre a importância de estar próximo, atento às necessidades e anseios dos sindicatos filiados, sempre buscando soluções para o setor. “Nós, enquanto entidade representativa, defendemos os empresários e estamos constantemente atuando em prol dos interesses do comércio de bens, serviços e turismo. Por isso, é essencial estarmos perto, unidos e por dentro de todos os cenários e contextos locais”, pontuou.
Na primeira parte da reunião, o analista técnico do Lab Fecomércio-RS, Cleiton Scarabelot Emidio, fez uma apresentação sobre inovação. Emidio falou sobre os tipos de consumo, mostrou diversos exemplos e discorreu sobre como será o futuro da experiência de consumo. “89% das 500 maiores empresas de 1955 não existem atualmente. A inovação não precisa ser radical e não precisa ser somente tecnologia de ponta. Ela pode ser simples, disruptiva e desenvolver soluções”. Outro ponto abordado pelo analista foi a Inteligência Artificial (IA), mostrando a aplicabilidade da tecnologia e como ela pode potencializar o aprendizado nas empresas.
Após o conteúdo, o coordenador do Lab Fecomércio-RS, Gelson Álvaro Junqueira, explicou sobre a atuação do hub de inovação da entidade, mostrando seus espaços, suas frentes de atuação, serviços, produtos e eventos. “A nossa principal missão é fazer a conexão entre as empresas e startups, para trazer a inovação como a solução de problemas para os nossos empresários. Somos o elo entre o desafio e a solução”.
Um ponto alto do encontro foi o anúncio do recorde de inscrições para o 6º ciclo de incubação de startups. No total, 105 startups se candidataram para participar do programa Startup in Lab. O objetivo é apoiar empreendedores na transformação de ideias, projetos e startups, conectando-as com empresas do setor terciário do Sistema Fecomércio-RS.
Como exemplo de projeto de sucesso, o coordenador chamou o ex-jovem-aprendiz do Senac, Vinícius Machado, para apresentar a sua startup Mind City. O projeto consiste no desenvolvimento de um aplicativo que auxilia no aprendizado de crianças autistas utilizando da gameficação.
Para finalizar, a analista de tecnologias digitais, Carolina Beatriz Filippelli de Morais, falou sobre a Inteligência Artificial (IA). Carolina explanou sobre o cenário da IA, como ela se encaixa no dia a dia das empresas, a sua expansão no mundo e no Brasil e as principais ferramentas que estão no mercado atualmente. “Elas vieram para ser mais um braço e auxiliar as empresas. Não acredito que ela irá substituir as pessoas”
Pautas Regionais
Na segunda parte da reunião, o presidente do Sindilojas Missões, Gilberto Aiolfi, trouxe para o debate algumas pautas da região. A construção da BR 392, entre Santo Ângelo e Santa Maria; a duplicação da BR 285; a duplicação ou uma terceira pista nos trechos da RS 342, de Ijuí a Cruz Alta e RS 344, de Santo Ângelo a Santa Rosa; o incentivo e investimento no turismo de fronteira; a construção de uma ponte sobre o Rio Uruguai e a ampliação e melhoria da infraestrutura do aeroporto Gel Sepe Tiaraju foram os principais temas debatidos entre os participantes.
Para esclarecer alguns pontos, o assessor para Relações Governamentais, Adriano Beuren e Pricila Gurgel, da Gerência de Turismo, comentaram sobre o andamento dos assuntos mencionados.