Categories: Tecnologia

REVELADA linha completa de processadores Raptor Lake da Intel

A Microsoft adicionou toda a linha de processadores Raptor Lake à lista de compatibilidade do Windows 11 e, quando dizemos a linha inteira, também inclui modelos que ainda não foram anunciados. De fato, essa é a notícia, que todos os processadores da geração Raptor Lake que a Intel pretende comercializar até agora são conhecidos, porque sua compatibilidade com o sistema operacional mais recente da Microsoft é algo que sempre deve ser dado como certo quando falamos de x86 .

A geração Raptor Lake da Intel , pelo menos por enquanto, será composta por um total de 22 processadores, somando os modelos K, os modelos não K, os modelos F e outras linhas, como as de baixo consumo. No entanto, é importante notar que nem todos os modelos são baseados na arquitetura de última geração, Raptor Cove, pois pelo menos alguns processadores não-K empregarão Golden Cove, a arquitetura Alder Lake .

Publicidade

Lembramos que os modelos K se destacam pelas facilidades que oferecem para overclock e os modelos F possuem acelerador gráfico com defeito e por isso não funcionam, mas o restante do pacote teria que fazer seu trabalho normalmente (fazer processadores tem mais a ver mais comum com fazer biscoitos do que com o que se poderia imaginar ser um processo de fabricação de alta precisão).

A lista de processadores vazada pela Microsoft teria sido confirmada pela GIGABYTE, ou pelo menos é o que a conta do Twitter @momomo_us indicou. A lista que supostamente vem da GIGABYTE é mais completa especificando frequências, TDP, tamanhos de cache de nível 3 e até mesmo a matriz usada por cada modelo.

Em níveis gerais, não há nada revolucionário na lista, exceto que alguns modelos como o Core i5-13400 farão uso dos dados Alder Lake (C0) e Raptor Lake (B0), então especula-se que este último poderia ter funções desabilitadas para ter um desempenho e operação semelhante à da tecnologia Golden Cove . A origem seria na tentativa de aproveitar matrizes B0 que saíram muito defeituosas, mas que são totalmente funcionais em um ambiente real, então seria uma manobra da Intel para minimizar a quantidade de desperdício (aproveitar melhor o meios e recursos disponíveis é uma forma de melhorar a rentabilidade).

E até agora os modelos da geração Raptor Lake da Intel, que não é necessariamente a tecnologia que chegou para isso, visto que muitos modelos vão reciclar o que é implementado em Alder Lake. Se você quiser saber do que o Raptor Lake é capaz, convidamos você a ler nossa extensa e detalhada análise sobre o assunto, através da qual testamos os modelos Core i9-13900K e Core i5-13600K .

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Carla Zambelli: Alexandre de Moraes vota para condenar deputada

Ministro é o relator de ação contra a parlamentar por invasão aos sistemas do CNJ

1 hora ago

Fraude no INSS: governo anuncia devolução de R$ 292 milhões entre maio e junho

Valor é referente aos descontos que foram realizados na folha de pagamento de beneficiários em…

2 horas ago

Camaquã realiza dia D de vacinação neste sábado (10)

Saiba quais as unidades de saúde que estarão abertas no município

2 horas ago

Técnico do Inter assume erros após derrota na Libertadores

Roger Machado tem de remontar a equipe para o jogo contra o Botafogo

2 horas ago

Missa de posse do papa Leão XIV ocorrerá em 18 de maio

Cerimônia marca início do pontificado do recém-eleito líder católico

2 horas ago

Eduardo Leite se filiará ao PSD nesta sexta-feira

Filiação ocorre antes do governador do Rio Grande do Sul embarcar em missão para Nova…

3 horas ago

This website uses cookies.