Search
[adsforwp-group id="156022"]

Rio Grande do Sul deve iniciar plantio da soja nesta semana

img_18386_foto_1.jpg

A previsão das cooperativas agropecuárias do Rio Grande do Sul é que nesta semana deve ser iniciado com intensidade o plantio da soja no Estado. Na avaliação da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), o clima deve ajudar e a antecipação de plantio em relação a anos anteriores pode auxiliar na produtividade da oleaginosa nas lavouras gaúchas.

De acordo com o presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, existe um movimento acentuado nos últimos dias para a soja, com áreas dessecadas, com expectativa para iniciar nesta semana a semeadura nas lavouras gaúchas. “Nos últimos cinco anos no Rio Grande do Sul as primeiras lavouras plantadas foram as mais produtivas e essa antecipação da época de plantio é uma prática que vem se intensificando”, observa.

Em relação a área, o dirigente da FecoAgro/RS acredita que a cultura deve ter um acréscimo de aproximadamente 2% no terreno cultivado e com certo otimismo em relação ao clima, com a previsão de El Niño com chuvas acima do normal até janeiro no Rio Grande do Sul. “Isso é muito bom para a lavoura de soja”, destaca.

Sobre preços, a perspectiva é de valores menores com a safra em relação ao período anterior, mas salienta que existe esta incógnita em relação ao dólar, com indexadores ligados à política, por causa das eleições. “É preocupante para o produtor os preços dos insumos, é um crescimento muito maior do que a desvalorização cambial e isto assusta o produtor, especialmente no que diz respeito aos fertilizantes”, afirma Pires.

As cooperativas agropecuárias gaúchas são responsáveis por pelo menos 50% da originação da soja do Rio Grande do Sul, o que significa que o sistema recebe ao menos metade da produção. A soja tem contribuído com os resultados das cooperativas agropecuárias, que em 2017 alcançaram um faturamento acima de R$ 20 bilhões e um crescimento em seus negócios.