Search
[adsforwp-group id="156022"]

Rio Grande do Sul deve registrar neve durante a semana

img_11807_foto_1.jpg

Um boletim divulgado pela MetSul Meteorologia neste domingo, 16, reitera o alerta sobre uma mudança do tempo no Sul do Brasil neste começo da semana. Uma poderosa massa de ar de origem polar começa a ingressar no Estado ao longo deste domingo e tomará conta do território gaúcho com grande possibilidade de provocar neve em alguns municípios nesta segunda-feira.

 

O fenômeno deve ser registrado especialmente em Bom Jesus, São Francisco de Paula, Vacaria, Jaquirana, São José dos Ausentes e no Planalto Sul Catarinense. “Quase todos os modelos numéricos analisados coincidem em indicar a ocorrência de neve na segunda-feira, mas divergem sobre a abrangência do fenômeno, a intensidade e o período favorável do dia”, informa o boletim assinado pelos meteorologistas Luiz Fernando Nachtigall e Estael Sias.

 

Não está descartada a presença de neve já durante a manhã de segunda em alguns pontos, mas, em geral, as simulações retardaram o período mais favorável à neve para a tarde e noite. As condições, conforme os dados, mostram alta possibilidade de nevar nas áreas em que o fenômeno tradicionalmente costuma acontecer.

NEVE NO CONE SUL

 

O ar gelado cobre a Argentina de Ushuaia a Salta, do Sul ao Norte do País, além do Uruguai. Nevou muito nas últimas horas, com grandes acumulados em toda a cordilheira da Patagônia, em uma das maiores nevascas da história recente. Conforme a MetSul, Santiago do Chile testemunhou neste sábado a mais ampla nevada na cidade desde 1971, com flocos caindo em áreas onde o fenômeno é pouco comum.

 

A neve também chegou na noite de sábado ao Sul da província de Buenos Aires com flocos branqueando a região de Bahia Blanca. Nevava forte com acumulação na Sierra de la Ventana, também na província de Buenos Aires, e na última hora do sábado começou a nevar na cidade de Mendoza, no “llano”, o que não ocorrida desde 2013.

 

No Uruguai, o frio será muito intenso com baixíssima sensação térmica pelo vento forte. Há chance de “aguanieve” em diferentes pontos do país, inclusive na região de Montevidéu, entre o domingo e a segunda. Chance menor de neve nas serras de Minas e pontos altos e a Oeste do interior do país.