Search
[adsforwp-group id="156022"]

Rio Grande do Sul lança curso de capacitação gastronômica para Copa 2014

img_1401_foto_1.jpg

Para os profissionais do ramo de alimentação e bebidas, e interessados em ingressar no setor, o Grupo de Trabalho em Gastronomia Regional do Rio Grande do Sul lançou o programa de capacitação profissional em gastronomia e serviços para a Copa do Mundo 2014. Estão previstas 10 mil oportunidades, utilizando parte das vagas do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para o estado, em cerca de 40 municípios gaúchos. O primeiro curso está previsto para fevereiro de 2013. As inscrições serão abertas a cada três meses no ano que vem.

Também haverá uma qualificação para empreendimentos, resultado de parceira entre o Grupo de Trabalho e a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Serão três mil vagas para restaurantes, bares, lanchonetes e similares. Essa capacitação terá início no primeiro semestre de 2013.

Uma terceira qualificação será voltada especificamente para vendedores ambulantes. O número de vagas ainda será definido.

Os cursos incluirão, além dos conteúdos técnicos específicos, temas como a História da Gastronomia do Rio Grande do Sul, a tradição oral e estudos de gênero, a produção e o uso de produtos regionais, a agricultura orgânica e o turismo gastronômico no estado.

O programa também prevê a profissionalização para adolescentes internos na Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), para as detentas das maiores penitenciárias femininas do RS, para as comunidades pertencentes aos Centros de Tradições Gaúchas e para outros grupos sociais definidos em parceria com as prefeituras e demais instituições municipais.

Grupo de Trabalho

O Grupo de Trabalho em Gastronomia Regional é composto por sete secretarias de estado, quatorze instituições de ensino em gastronomia, sindicatos de bares e restaurantes (Abrasel) e setores de bebidas.

A equipe tem a finalidade de pesquisar e divulgar a gastronomia do Rio Grande do Sul, buscando potencializar o turismo, a agropecuária,  a cultura, o desenvolvimento regional, a capacitação profissional e a geração de renda e trabalho.

Entre os eixos temáticos, estão a qualificação dos serviços e a capacitação técnica dos setores ligados à gastronomia, incluindo as demandas para o Mundial de 2014.

Lei Geral da Copa

A Lei Geral da Copa (Lei Nº 12.663)  foi sancionada em 5 de junho de 2012. Com ela, conclui-se a fase de normatização das garantias federais oferecidas à Fifa  para a realização do Mundial.