Search
[adsforwp-group id="156022"]

Rio Grande do Sul terá nono dígito de celular até dezembro de 2016

img_1433_foto_1.jpg

Até dezembro de 2016 o Rio Grande do Sul também terá o nono dígito nos números de telefone celular, mudança já implementada em parte do estado de São Paulo. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) definiu o cronograma, aprovado na tarde desta quinta-feira pelo conselho.

O objetivo da agência é padronizar as discagens para telefonia móvel. Não há previsão de mudança para os telefones fixos. No interior de São Paulo, a mudança está programada para 2013. Rio de Janeiro e Espírito Santo devem ter os números ampliados até 31 de janeiro de 2014. A Região Norte, com Exceção do Acre, adotará a medida até 31 de dezembro de 2014.

Minas Gerais e os estados do Nordeste terão o nono dígito até o fim de 2015; e, por fim, nas regiões Sul, Centro-Oeste e no estado do Acre, até o final de 2016.

A Anatel não estabeleceu ainda as datas para o início das fases de transição de cada mudança, mas os períodos que abrangem grandes eventos internacionais não devem estar dentro dessas etapas. “Quando há uma quantidade maior de Estados a serem alterados ao mesmo tempo, há um risco maior para operação. Com a divisão há maior controle de riscos na mudança”, afirmou o conselheiro da Anatel relator da medida, Rodrigo Zerbone. Ele ressaltou, no entanto, que esses grupos poderão ser reunidos no futuro para uma mudança simultânea, caso o órgão regulador julgue conveniente.

Zerbone explicou ainda que, ao contrário da região metropolitana de São Paulo, o resto do País não enfrenta problema de escassez de números disponíveis para a habilitação de novas linhas. “Mesmo no Rio de Janeiro essa não é uma questão urgente, mas é importante haver padronização nacional, como sempre foi feito na história da telefonia no Brasil.”