Search
TRÂNSITO

Rotatórias: entenda as regras para um trânsito mais seguro

Conheça as normas do Código de Trânsito Brasileiro para evitar acidentes nos cruzamentos circulares

As rotatórias são mecanismos de controle de tráfego presentes em diversos cruzamentos com o objetivo de melhorar o fluxo de trânsito e reduzir o número de acidentes. A nomenclatura pode variar segundo a região, ganhando nomes como rótulas ou redondos.

Rotatórias: entenda as regras para um trânsito mais seguro
Foto: Valério Weege/Acústica FM

A utilização correta da rotatória pelos motoristas devem seguir certas regras:

  • O condutor que está na rotatória possui a preferência;
  • Ao entrar primeiro na rotatória o condutor tem a prioridade. Se outro motorista está chegando, se já tem uma pessoa, você dá a preferência”, explica o Código de Trânsito Brasileiro.
  • Se classifica como rotatória os cruzamentos circulares que tenham pelo menos três vias convergentes para o centro em torno do qual os veículos se deslocam.

Conforme o artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a preferência na rotatória é do veículo que já estiver em circulação. Da mesma forma, ao se aproximar de uma rotatória se recomenda reduzir a velocidade entre 30 e 40 km/h.

Ressalta-se que, salvo problemas mecânicos, não é permitido parar no meio da pista. Isso porque os automóveis seguem um fluxo contínuo e o estacionamento pode causar congestionamento ou acidentes.

Tags: rotatoria, Rótula, Trânsito