As rotatórias são mecanismos de controle de tráfego presentes em diversos cruzamentos com o objetivo de melhorar o fluxo de trânsito e reduzir o número de acidentes. A nomenclatura pode variar segundo a região, ganhando nomes como rótulas ou redondos.
A utilização correta da rotatória pelos motoristas devem seguir certas regras:
- O condutor que está na rotatória possui a preferência;
- Ao entrar primeiro na rotatória o condutor tem a prioridade. Se outro motorista está chegando, se já tem uma pessoa, você dá a preferência”, explica o Código de Trânsito Brasileiro.
- Se classifica como rotatória os cruzamentos circulares que tenham pelo menos três vias convergentes para o centro em torno do qual os veículos se deslocam.
Conforme o artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a preferência na rotatória é do veículo que já estiver em circulação. Da mesma forma, ao se aproximar de uma rotatória se recomenda reduzir a velocidade entre 30 e 40 km/h.
Ressalta-se que, salvo problemas mecânicos, não é permitido parar no meio da pista. Isso porque os automóveis seguem um fluxo contínuo e o estacionamento pode causar congestionamento ou acidentes.