O Rio Grande do Sul foi atingido por uma forte tempestade com um número recorde de raios. De acordo com dados da MetSul Meteorologia, o estado registrou 233,6 mil descargas elétricas desde o início da instabilidade na noite de quinta-feira (19).
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
As regiões Oeste e Sul do estado foram as mais atingidas pelo fenômeno, com chuva intensa, ventos fortes e granizo. A forte instabilidade, que foi prevista pela MetSul, foi causada pela chegada de uma frente fria que encontrou ar quente sobre o Sul do Brasil, formando nuvens carregadas e propiciando as condições para a ocorrência de um grande número de raios.
Lagoa dos Patos concentra maior número de raios durante a tempestade
A área da Lagoa dos Patos, no Leste do estado, foi o local onde mais raios foram registrados nas últimas 24 horas, com um total de 13.188 descargas elétricas, segundo levantamento da MetSul Meteorologia.
Impactos e alertas
A tempestade causou diversos transtornos em todo o estado, com quedas de energia elétrica, alagamentos e danos em estruturas. As autoridades recomendam que a população permaneça em locais seguros e evite sair de casa durante a ocorrência de tempestades.
A MetSul alerta que a instabilidade deve persistir nos próximos dias, com possibilidade de novas ocorrências de raios e chuvas intensas. É importante acompanhar as previsões do tempo e tomar as medidas necessárias para se proteger.
Confira a previsão do tempo para Camaquã e região nos próximos dias:
A previsão do tempo de acordo com a Metsul: