Search
[adsforwp-group id="156022"]

RS busca imunizar 13,8 milhões de animais contra febre aftosa

img_10850_foto_1.jpg

Começou nesta segunda-feira (1) a campanha de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul. A expectativa é imunizar 13,8 milhões de animais, entre gados e búfalos, em cerca de 330 mil propriedades rurais no estado.

A vacinação protege os animais contra a doença e garante que o estado permaneça como área livre para febre aftosa, informou a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação. O último caso registrado no Rio Grande do Sul foi em 2001.

A abertura da campanha de vacinação contra a febre aftosa ocorreu em cerimônia em uma fazenda em Barra do Ribeiro. A campanha segue até o dia 31 de maio. A imunização é obrigatória.

Após a imunização, o produtor ainda precisa realizar a comprovação na Inspetoria da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação, dentro dos prazos legais, apresentando a nota fiscal da compra e declarando o rebanho vacinado, por categoria e sexo.

A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta animais de casco com fenda, como bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. A transmissão ocorre principalmente por via respiratória e contato direto ou indireto com animais infectados. Os principais sintomas são febre, úlceras, perda de apetite, salivação e manqueira.