Search
[adsforwp-group id="156022"]
Cultura

RS Criativo promove residência para criação de projetos sociais 

Iniciativa busca capacitar líderes de comunidades em vulnerabilidade social que fazem parte do RS Seguro Comunidade 
RS Criativo promove residência para criação de projetos sociais 
RS Criativo promove residência para criação de projetos sociais. Foto: Eduardo Neves Melo
O RS Criativo, programa da Secretaria da Cultura do Estado (Sedac), em parceria com o RS Seguro COMunidade, promove neste sábado (9/11) o primeiro encontro da iniciativa “Residência Criativa para Jovens Protagonistas Comunitários”. A ação tem como objetivo capacitar líderes dos Centros da Juventude do Rio Grande do Sul (RS), que residem em áreas de vulnerabilidade social, na criação de projetos sociais e culturais voltados para suas comunidades.
Serão realizados cursos, consultorias especializadas, mentorias e workshops colaborativos. A formação ocorre na Sala Sérgio Napp 2, localizada no 2° andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), das 9h às 16h, e as inscrições estão encerradas.
O curso é destinado a jovens com idade entre 17 e 24 anos, com perfil empreendedor e participantes das ações dos Centros da Juventude do RS, do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH). As aulas serão focadas em fortalecer a autonomia dos líderes comunitários como agentes sociocriativos, desenvolvendo o pensamento criativo para processos colaborativos. Ao longo das atividades, os participantes terão acesso a metodologias para fortalecer redes de colaboração e facilitar o desenvolvimento de ações.
A formação se dará por meio de seis encontros, que ocorrem nos dias 9 de novembro, 10 de novembro, 23 de novembro,  24 de novembro, 30 de novembro e 1° de dezembro. Ao todo, 23 jovens foram contemplados para participar, todos residentes nos territórios abrangidos pelo RS Seguro COMunidade.

Sobre o Programa de Oportunidades e Direitos

O POD é executado pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e atende moradores, com idade entre 14 e 24 anos, de comunidades em vulnerabilidade social e com altos índices de violência. O programa promove cursos de formação e qualificação profissional, reforço escolar, além de atividades educacionais, culturais e de lazer. O atendimento é feito pelos Centros da Juventude, localizados em Porto Alegre nos bairros Cruzeiro, Lomba do Pinheiro, Restinga e Rubem Berta, e nas cidades de Alvorada e Viamão.

Tags: Cultura, Rio Grande do Sul, RS Criativo