Mulheres que passaram pelo Largo Glênio Peres nesta quinta-feira 0(7), em Porto Alegre, tiveram a oportunidade de conhecer os programas desenvolvidos pelo Governo do Estado para fortalecer o atendimento de suas demandas. Durante todo o dia, servidoras de diversas secretarias estaduais, coordenadas pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), esclareceram dúvidas e prestaram informações sobre os direitos das mulheres e as ações transversais implementadas a partir do programa RS Lilás.
Em solenidade realizada no início da tarde para marcar a ação, o vice-governador Beto Grill e o secretário de Segurança Pública, Airton Michels, também entregaram para a Brigada Militar 250 coletes balísticos com bojo, adaptados ao corpo feminino. A BM também recebeu quatro viaturas para uso das Patrulhas Maria da Penha, ações desenvolvidas nos Territórios de Paz para combater a violência doméstica.
Ao cumprimentar as mulheres pela passagem do Dia Internacional da Mulher no dia 8 de março, Beto Grill afirmou sentir-se honrado por oferecer uma estrutura especializada em atendê-las. “Tenho convicção de que esta secretaria (SPM) está à altura das necessidades, tendo a capacidade de interlocução com os movimentos e construindo, efetivamente, mecanismos e ferramentas que são indispensáveis para que essa luta avance cada vez mais”.
Além da SPM, também participaram da atividade servidores das secretarias de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Segurança Pública (SSP) e de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe), que forneceram às empreendedoras informações sobre o Programa Gaúcho de Microcrédito.
A secretária de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana, disse que este é um momento para celebrar as conquistas do público feminino e as ações empreendidas pelo Governo do Estado. “Todas as vezes em que há divulgação, nós temos mulheres buscando esses serviços. É isso que queremos: que elas saibam que o Estado está presente. Queremos que elas cheguem, mas nós também vamos buscá-las”.
O secretário Airton Michels destacou a criação das Patrulhas Maria da Penha como uma ação inovadora no combate à violência contra as mulheres e afirmou que as ações da Secretaria de Segurança Pública serão ampliadas.
O ato também marcou o aniversário de 25 anos da instalação da primeira Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher. Hoje, o Estado conta com 16 delegacias especializadas, além de 20 postos de atendimento.
Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história
Fato ocorreu próximo à Secretaria Municipal de Infraestrutura
O culto ocorrerá na próxima quarta-feira (14), na Igreja da Comunidade XV de Novembro
A oportunidade é para atendente de cafeteria
Ministro é o relator de ação contra a parlamentar por invasão aos sistemas do CNJ
This website uses cookies.