O Rio Grande do Sul enfrentou um período de intensa atividade elétrica entre os dias 23 e 25 de setembro, com mais de 1,4 milhão de raios atingindo o estado, segundo dados da Climatempo Meteorologia.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
A grande maioria dos raios, cerca de 1,25 milhão, foram do tipo intranuvens, ou seja, descargas elétricas dentro das nuvens. No entanto, o número de raios nuvem-solo, aqueles que atingem o solo, também foi expressivo, ultrapassando a marca de 200 mil.
Números de raios em cidades gaúchas surpreende
No dia 23 de setembro, a combinação de intranuvens e nuvem-solo indicava a presença de tempestades muito desenvolvidas e com intensa atividade convectiva, de acordo com a Climatempo. Santana da Boa Vista foi a cidade que mais registrou raios nuvem-solo nesse dia, com mais de 9,4 mil.
A capital, Porto Alegre, também foi atingida por um grande número. Na terça-feira (24), mais de 190 foram registrados na cidade de Taquara, na Região Metropolitana, e flagrados pelo Observatório Espacial Heller&Jung.
A sequência de tempestades causou diversos transtornos em todo o estado, como alagamentos, quedas de árvores e danos à rede elétrica. As autoridades alertam para os riscos e recomendam que a população procure abrigo durante as tempestades.