O Rio Grande do Sul recebeu no início da manhã desta sexta-feira (29) mais nove pacientes com Covid-19 transferidos de Rondônia. A transferência foi realizada pela Força Aérea Brasileira (FAB).
Os pacientes, separados em grupos de três pessoas cada, possuem idades entre 30 e 74 anos, e foram divididos entre os Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Hospital Conceição e Hospital Vila Nova.
Na quarta-feira (27),o estado recebeu os primeiros nove transferidos e a previsão é que mais 41 pacientes cheguem entre esta e a próxima semana. No sábado (30), ainda há a possibilidade da chegada de mais 15 pacientes ao estado.
Os pacientes ocuparão inicialmente leitos clínicos e serão internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em caso de piora. Também permanecerão isolados dos demais doentes da Covid-19, devido ao risco de terem se infectado com a cepa que está circulando na região amazônica.
Para a logística de transferência entre o aeroporto e os hospitais, foram utilizadas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e das empresas Transul e Unimed, que cederam os veículos e as equipes.
A Brigada Militar fez a escolta entre o aeroporto e os hospitais. As prefeituras da capital e de Canoas participaram ativamente da logística de transferência, ao lado da Secretaria Estadual da Saúde (SES).