O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quarta-feira (5) o desempenho das escolas de todo o País na edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na comparação entre os Estados, o Rio Grande do Sul apresentou apenas uma instituição na lista entre as 100 melhores. O resultado, porém, é melhor do que o verificado no ano anterior, quando nenhuma escola gaúcha entrou no top 100.
A melhor colocada, pelo terceiro ano consecutivo, é o Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que alcançou a posição de número 38 no ranking do País – com média de 689,44 pontos nas provas objetivas. Em 2012, a instituição havia alcançado o 23º lugar, mas caiu para 130ª na edição de 2013.
Em segundo lugar entre as gaúchas está o Colégio Leonardo da Vinci Alfa, da Capital – média de 647,95 pontos. Na terceira posição aparece o Colégio Militar de Porto Alegre (646,78).
Entre as 100 melhores no Rio Grande do Sul, 85 são da rede privada, 11 são federais e quatro estaduais, sendo três colégios mantidos pela Brigada Militar (Tiradentes de Ijuí, de Porto Alegre e de Santa Maria) e uma escola de ensino técnico – a Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo.
O ranking nacional também é dominado por instituições privadas. O primeiro lugar ficou para o Objetivo Colégio Integrado, de São Paulo. Das 100 melhores, apenas sete são da rede federal. Nenhuma é estadual.
Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) levam em conta 15.640 escolas de todo o Brasil, que tiveram pelo menos 10 estudantes matriculados na última série do ensino médio e 50% destes alunos participando do Enem.
Para tabular a média das escolas, a reportagem da Gaúcha levou em conta as quatro provas objetivas do Enem: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. A redação ficou de fora do cálculo.