Search
[adsforwp-group id="156022"]

RS terá sol entre nuvens com instabilidade localizada

img_7429_foto_1.jpg

O sol aparece com nuvens em todo o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, entretanto algumas áreas ainda devem ter períodos de maior nebulosidade. O dia também deve ser marcado pela manutenção da influência da circulação de umidade ciclônica, logo se formam nuvens isoladas de maior desenvolvimento vertical que podem causar chuva localizada na maioria das regiões.

O Oeste do Estado, contudo, deve ter tempo mais estável. Vai ser um dia predominantemente agradável. Em Porto Alegre, a segunda-feira vai ser de sol e nuvens, porém não se afasta chuva isolada e passageira.

As mínimas rondam os 11°C em São José dos Ausentes e os 12°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar a 28°C em Santa Cruz. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 18°C e 28°C. Em Camaquã, as temperaturas variam entre 21ºC e 24ºC.

Centro de baixa pressão que se originou no Paraguai deu origem a ciclone extratropical sobre o Estado, o que provocou muita chuva e vento forte no Estado durante o feriadão, como alertava a MetSul. Na sexta-feira, muitas cidades da Metade Norte tiveram chuva entre 50 mm e 100 mm e, no Centro do Estado, vento forte derrubou árvores. No sábado, a chuva foi extrema na região da Lagoa dos Patos e entorno.

Outras cidades do Sul como Canguçu também tiveram de 100 a 150 mm. Houve alagamento da BR-116 em São Lourenço do Sul após um açude transbordar. A chuva intensa do começo do sábado causou alagamentos ainda em praias do Litoral Norte. O vento atingiu 89 km/h em Mostardas e 97 km/h no Chuí. Em Rio Grande, onde passou de 100 km/h, a intensa ventania causou danos.