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RS vai investir R$ 1,2 bilhão em rodovias e pontes afetadas pelas enchentes

Leite projeta que as obras comecem em três meses; a maioria delas vão ocorrer na Serra e no Vale do Taquari
Foto: Airton Lemos- Investimento de R$ 1,2 bilhão em rodovias pelo governo do RS
oto: Airton Lemos- Investimento de R$ 1,2 bilhão em rodovias pelo governo do RS

Após anunciar um investimento de R$ 1,2 bilhão em rodovias e pontes afetadas pelas enchentes de 2024, o governador Eduardo Leite projeta que as obras comecem em três meses.

Segundo o chefe do Executivo estadual, os trabalhos previstos terão prazos que variam de um a dois anos para serem concluídos e abrangem cerca de 380 quilômetros de estradas.

Em solenidade no Palácio Piratini, Leite e o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, assinaram contratos para três pontes e 15 lotes que incluem 11 rodovias em diversas regiões do Estado.

Leite explicou que os investimentos anunciados contemplam obras em locais que apresentavam risco, elencados a partir de um levantamento técnico.

“É um conjunto de obras que inequivocamente merecia um tratamento diferenciado para uma contratação emergencial, mantendo todo o rigor técnico. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem e toda a estrutura do governo vão acompanhar intensamente o processo para que os prazos sejam cumpridos.

Assim, poderemos restabelecer a normalidade e também dar resiliência às estradas. Não é só sobre retomar a rodovia ou a ponte, é sobre garantir que essas estruturas sejam capazes de suportar novos eventos climáticos”, afirmou.

Leite sobe o tom contra a União

Na cerimônia de anúncio dos investimentos em rodovias e pontes, Leite voltou a criticar o governo federal devido a uma possível redução no acesso do Rio Grande do Sul a recursos destinados à reconstrução.

“Querem tirar R$ 5 bilhões da reconstrução. Eles estão dizendo para nós o seguinte: querem um acordo melhor para a dívida no futuro? Então abram mão de dinheiro da reconstrução do Estado.

Na nossa campanha eleitoral, Gabriel e eu afirmamos que o Rio Grande não era uma mera extensão de Brasília. Fomos eleitos para defender os interesses do nosso Estado, não para ser amigos do presidente A ou B. E quando, lá em Brasília, insistem em achar que o Brasil é um estado unitário e que cada gesto feito em direção a um ente subnacional nos exige adulação, elogios e agradecimentos, esquecem que fazem apenas aquilo que é obrigação em direção aos entes subnacionais.

O Brasil, está na Constituição, é a soma das partes. Somos uma federação, decidimos fazer parte do Brasil, fazer parte desta união, e nos orgulhamos disso. Exigimos o tratamento que é devido ao nosso Estado”, disse Leite, subindo o tom contra Lula.

Leite reforçou que o Piratini vai tentar discutir a questão da dívida do Estado no Congresso Nacional, sendo a via judicial a última cartada caso as negociações políticas não avancem.

Pontes e rodovias que receberão investimento

Lotes de rodovias:

  1. ERS-332 – Encantado a Anta Gorda
  2. ERS-332 – Anta Gorda a Soledade
  3. ERS-431 – Bento Gonçalves a Santa Bárbara (São Valentim do Sul)
  4. ERS-444 – Bento Gonçalves/Monte Belo do Sul a Santa Tereza
  5. ERS-448 – Nova Roma do Sul ao Rio das Antas
  6. ERS-448 – Rio das Antas a Farroupilha
  7. ERS-452 – Bom Princípio (Entr. ERS-122) a Caxias do Sul (Entr. BR-116)
  8. VRS-826 – Feliz – Alto Feliz – Farroupilha (Entr. ERS-122)
  9. ERS-129 – Estrela a Roca Sales
  10. ERS-149 – Entr. RSC-287 (p/ Santa Maria) a Nova Palma
  11. ERS-348 – Dona Francisca a Agudo
  12. ERS-348 – Entr. ERS-149 (São João do Polêsine) a Dona Francisca
  13. ERS-437 – Vila Flores ao km 9+200
  14. ERS-437 – Vila Flores a Antônio Prado
  15. ERS-640 – São Vicente do Sul a Rosário do Sul

Pontes:

  1. Ponte de Vista Alegre do Prata – ERS-441
  2. Ponte de Faxinal do Soturno – km 35 ERS-348
  3. Ponte do Arroio Capivari (Alegrete) – ERS-507
  4. Ponte de Feliz – VRS-843 (já anunciada, em fase de elaboração de projeto)
  5. Ponte de Itati – ERS-417 (já anunciada, em fase de elaboração de projeto)
  6. Ponte de Sinimbu – RSC-471 (já anunciada, em fase de elaboração de projeto)

Confira a reportagem em áudio