É do agronegócio que vem a boa notícia para a economia. A safra de grãos será recorde. A Farsul está divulgando nesta quarta-feira as perspectivas para 2017.
No Rio Grande do Sul, a área plantada para a safra do ano que vem atinge 8,677 milhões de toneladas. É 3% mais do que na safra anterior.
O crescimento é ainda maior quando é considerada a produção. A entidade projeta que a colheita alcance 33,411 milhões de toneladas. É 6,2% mais. Por exemplo:
Arroz +12,4%
Milho +12,1%
Soja +4,4%
A entidade também comemora a maior safra de trigo da história. Perspectiva que chegue até 2,7 milhões de toneladas. Depois de duas safras frustradas, enfatiza a entidade. Se isso ocorrer, zera a queda na produção deste ano.
A Farsul também divulgou as projeções para as economias gaúcha e nacional. Em 2017, apostam em crescimento após dois anos de desempenhos negativos.
PIB Brasil +0,86%
PIB RS +0,8%
Economista da Farsul, Antônio da Luz defende que não foi a crise política do País que provocou a crise econômica. Argumenta que a turbulência política começou muito depois.
– Foram medidas econômicas erradas que foram tomadas ou deixaram de ser tomadas que provocaram a crise no País.
EUA
Vice-presidente da Farsul, Gedeão Pereira disse:
– Quanto à rentabilidade, a eleição de Trump ajudou a agricultura.
Refere-se ao aumento do dólar, que favorece a exportação de produtos do agronegócio brasileiro.
– Mas o nosso receio no Brasil é com os 12 milhões de desempregados que temos.
Outras projeções da Farsul e do Senar:
Inflação 2017 pelo IPCA +4,8%
Taxa de juros Selic no fim de 2017 11% ao ano
Também foi divulgado a projeção do Senar-RS, o Serviço de Aprendizagem Rural. Em 2016, foram treinadas 162 mil pessoas, de palestras a cursos.
Para 2017, haverá foco na formação de jovens para o agronegócio. Inclusive, com cursos de ensino à distância. Terá vestibular em março para quatro turmas de técnico em agronegócio.