Search
[adsforwp-group id="156022"]

Saiba como está o processo de preparo das urnas eletrônicas em Camaquã

img_36803_foto_1.jpg

Na manhã desta sexta-feira (06), a reportagem da Rádio Acústica, esteve no Cartório Eleitoral, onde acompanhou de perto os procedimentos que estão sendo realizados pelas equipes, no preparo das urnas eletrônicas, para as eleições deste ano. O trabalho é complexo, mas necessário para a segurança das Eleições municipais de 2020.

– RECEBA OUTRAS INFORMAÇÕES NO SEU WHATSAPP CLICANDO AQUI

Durante este processo, as urnas eletrônicas das Eleições são preparadas, recebendo informações relativas à zona eleitoral a que ela será atrelada, ao município, ao local de votação e à seção em que será instalada. Todas essas informações são inseridas nas urnas eletrônicas utilizando-se um cartão de memória denominado de cartão de memória de carga, ou flash de carga.

É também com esse cartão de memória de carga que são instalados nas urnas os programas do Tribunal Superior Eleitoral, os dados dos eleitores daquela seção e ainda as informações dos candidatos em quem ele pode votar e suas respectivas fotos. Por medida de segurança após a votação esses dados são criptografados e só poderão ser identificados no sistema de totalização dos votos através de um programa criado e utilizado apenas pela Justiça Eleitoral.

A urna trabalha com dois tipos de mídia: uma em formato de cartão de memória, também conhecido como flash card, e outra em formato exclusivo da Justiça Eleitoral conhecida como memória de resultado, uma espécie de pen drive. 

Após a preparação das urnas, os compartimentos delas são lacrados fisicamente com lacres especiais produzidos pela Casa da Moeda, cujas propriedades químicas impedem qualquer tentativa de violação: ao ser retirado, aparece imediatamente a inscrição de que foi violado. Todas as portas de acesso físico à urna são lacradas.

É importante ressaltar que uma das maiores garantias de segurança quanto às urnas eletrônicas é que estas, em momento algum – nem no período de preparação para as eleições nem durante as votações ou na fase posterior – é conectada a qualquer tipo de rede de comunicação externa. Dessa forma, não é possível que os dados sejam interceptados ou sofram qualquer ataque externo dos hackers.

Para as Eleições 2020, serão preparadas aproximadamente 10.000 urnas eletrônicas. Destas, 9.000serão destinadas à instalação nas seções eleitorais, e as 1.000 restantes, reservadas para a substituição de urnas que apresentarem defeito durante a votação, para as Mesas Receptoras de Justificativa, para serem utilizadas nas seções instaladas em presídios ou para os eleitores efetuarem o voto em trânsito.

*Com informações fornecidas pelo TRE-RS

Acompanhe abaixo, a reportagem da Acústica junto ao Cartório Eleitoral de Camaquã, responsável pela 12ª Zona Eleitoral: