A temporada de seca é o momento em que cuidar da saúde se torna ainda mais importante. Com a baixa umidade do ar, característica desse período, problemas respiratórios podem ser agravados e causar diversos outros desconfortos. Dessa forma, dentre um dos aparelhos que pode auxiliar a tornar este momento mais ameno para o seu bem-estar é o umidificador.
Um dos principais problemas durante a seca é a exposição prolongada a ambientes climatizados. O uso constate e inadequado de aparelhos como o ar-condicionado pode reduzir ainda mais a umidade do ar, prejudicando a saúde em uma situação em que ela já está sendo diretamente afetada. Uma alternativa eficaz para deixar o ambiente com uma qualidade do ar adequada, é o umidificador.
Com o o objetivo de ajudar a elevar e manter os níveis de umidade ideais nos ambientes internos, os umidificadores são a melhor alternativa durante o período de seca para manter um ambiente fechado climatizado. No total, existem quatro tipo de umidificadores: centrais, ultrassônicos, evaporativos e vaporizadores. Todos auxiliam no aumento da quantidade de vapor de água no ar, nivelando a umidade em um ambiente fechado.
Para um bom funcionamento, é necessário uma limpeza frequente dos aparelhos de umidificação, pois a alta umidade dentro do aparelho e a reposição constante de água podem favorecer a proliferação de bactérias e fungos indesejados. A formação desse tipo de micro-organismo e o espalhamento deles no ar podem desencadear crises de respiratórias ou causar novos riscos à saúde, como a pneumonia, entre outros tipos de infecções.
Para além dos umidificadores, a ventilação dos ambientes também é crucial durante a seca. Abrir portas e janelas ao longo do dia, permitindo a troca de ar entre o ambiente interno e externo auxilia na renovação do ar, reduzir o dióxido de carbono, aumentando o oxigênio e diminuindo a quantidade de contaminantes do ambiente.
Manter-se hidratado, evitar frequentar ambientes muito secos e consultar um médico ao sentir sintomas como tosse, irritação na garganta e dificuldade para respirar são algumas das medidas que podem ser tomadas para minimizar os impactos da baixa umidade do ar e garantir o seu bem-estar durante este período.