Search
[adsforwp-group id="156022"]

Samsung patenteia smartphone com tela traseira invisível

Divulgação
Divulgação

A Samsung registrou uma patente na Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO/WIPO) em janeiro deste ano, que foi publicada na semana passada . Ele descreve um novo formato de smartphone que parece ser bastante padrão, mas cuja parte traseira é na verdade coberta pelo que seria uma tela secundária invisível.

É importante ter em mente que as empresas tendem a patentear muitas vezes para evitar que outras empresas pisem nelas, por isso é provável que a Samsung não lance nenhum dispositivo baseado na patente a médio e longo prazo. Por outro lado, o YotaPhone já implementou esse conceito anos antes, adicionando um painel de tinta eletrônica e o Xiaomi Mi 11 Ultra incorporou uma mini-tela na parte traseira.

Visto dessa forma, parece que a Samsung pisou em coisas que já foram inventadas com sua nova patente, mas a realidade é que a proposta da gigante sul-coreana tem uma nuance importante que a diferencia da concorrência (que por sua vez quase todas as marcas se propuseram algo diferente), e é o fato de que, como já dissemos, a tela traseira é invisível, especialmente se não estiver em uso, porque seria transparente.

A referida tela traseira, que possivelmente é OLED (e isso se a Samsung lançar um dispositivo baseado na patente), poderá mostrar controles do sistema, notificações, pop-ups, visores de câmeras e outras coisas . Na imagem da patente você pode ver que os elementos não precisam ocupar toda a tela traseira, mas então teremos que ver como isso fica quando é transferido para a realidade.

O smartphone com tela traseira invisível patenteado pela Samsung poderia ajudar no uso, por exemplo, da câmera traseira para tirar selfies, o que prejudicaria ter uma câmera frontal e uma traseira, pois esta última poderia ser usada para todos os fins. Por outro lado, pode levantar problemas de privacidade devido à possível exibição inadvertida de dados através da tela traseira se não estiver devidamente coberto com a mão ao usar o smartphone, portanto, a empresa pode ter que levar em consideração proteções adicionais, como limitando o ângulo de visão.

Os smartphones tentam se reinventar depois de serem, por muito tempo, basicamente iguais, mas melhores. Embora ainda não sejam um fenômeno de massa, os smartphones dobráveis ​​estão ganhando usuários aos poucos, então a proposta da Samsung, que levaria a um aparelho que não seria flexível, pode ser a próxima grande novidade em um futuro não muito distante.