Search
[adsforwp-group id="156022"]

São Lourenço do Sul decreta situação de emergência

img_5360_foto_1.jpg

O prefeito Daniel Raupp assinou, na sexta-feira (16), o Decreto Nº 4.322, que declara situação de emergência em São Lourenço do Sul nas áreas afetadas pelas chuvas excessivas, ventos fortes, granizo e inundação. O secretário municipal do Desenvolvimento Social e Habitação, Rodrigo Seefeldt, coordena a ação. O decreto e o levantamento de dados serão enviados ao Governo do Estado para homologação, no prazo máximo de 10 dias. Caso seja aprovado pelo Governo do Estado, segue para reconhecimento do Governo Federal.

Seefeldt afirma que a Prefeitura continua trabalhando no levantamento de dados juntamente com secretarias e coordenadorias municipais e entidades representativas para finalizar o processo. “O decreto é o instrumento legal que legitima as ações realizadas pela Administração Municipal” – destaca. A Prefeitura disponibilizou todo o aparato possível para minimizar os efeitos do desastre, assim como assistência e socorro aos atingidos.

Na zona urbana, foram registrados alagamentos em diversos pontos. As áreas mais afetadas foram as margens do Rio São Lourenço, a estrada para o Camping Municipal e a região dos balneários – devido ao grande volume de chuva e ventos no município e em todo o Rio Grande do Sul, ocasionando a elevação do nível da Lagoa dos Patos. Essa elevação causou a destruição do calçadão na orla das praias das Ondinas, Nereidas e Barrinha e danos nas redes de drenagem urbana.

Também houve queda de granizo e vento na zona rural, causando estragos nas benfeitorias, plantações, vias e redes elétricas, queda de pontes, bueiros e deslizamentos de terra nas estradas da zona rural, interrompidas em diversos pontos com água sobre a pista.