Search
[adsforwp-group id="156022"]

São Lourenço do Sul sedia Encontro de Mulheres Pescadoras

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Aconteceu na semana passada em São Lourenço do Sul, o Encontro de Mulheres Pescadoras das Lagoas Mirim, Mangueira, Patos e Peixe. Um importante espaço de valorização e trocas de experiências, que reuniu um público aproximado de cem pessoas.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!   

Estiveram presentes mulheres das colônias de pescadores Z8 (São Lourenço e Arambaré), Z1 (Rio Grande), Z2 (São José do Norte), Z3 (Pelotas), Z11 (Tavares e Mostardas), Z43 (Tapes) e Z16 (Santa Vitória do Palmar). Participaram também diversas autoridades, como o vice-prefeito de São Lourenço do Sul, Cleo Uarthe, e a então futura presidente da Emater/RS-Ascar, Mara Helena Saalfeld, além de representantes do Banrisul e da Cooperativa Coopar/Pomerano Alimentos, pesquisadores da Furg e representantes do Círculo de Referência em Agroecologia Sociobiodiversidade Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional da Ufrgs.

O objetivo deste evento, segundo a assistente técnica regional Regina Medeiros, foi comemorar o Dia da Mulher, buscando valorizar a força e o protagonismo das pescadoras nas suas comunidades. Foram ministradas palestras, além de rodas de conversa e oficinas de produção de sabão, esponjas com redes de pesca e confecção do fio da rede recicladas para artesanato.

Segundo a pescadora Kelly Rigon, de Tapes, o evento foi fundamental para promover a integração das pescadoras, pois moram em vilas isoladas e muitas vezes não têm oportunidade de conhecer outros lugares e novas realidades. As mulheres pescadoras são a base das suas famílias, pois os maridos vão para a lagoa e passam mais de 20 dias embarcados, e quem cuida dos filhos, da casa e da família são as mulheres. E quando o marido retorna com o peixe, começa o nosso serviço de beneficiamento, processamento e comercialização, que fazemos com muito amor e cuidado ressaltou Kelly.

Na oportunidade foi lançada pela Emater/RS-Ascar a campanha de segurança alimentar Sementes e Mudas Para a Continuidade da Vida, com distribuição de mudas de hortaliças e temperos (alface, cebolinha e salsinha), material didático sobre Hortas em Pequenos Espaços, estimulando o cultivo para o autoconsumo das pescadoras artesanais. Foi abordado também a alimentação saudável com a produção de sal temperado.