Search
[adsforwp-group id="156022"]

São Lourenço prossegue construção da estação de tratamento de esgoto

img_2757_foto_1.jpg

Continuam em ritmo intenso as obras de construção da estação de tratamento de esgotos em São Lourenço do Sul. Cerca de 20 funcionários trabalham na confecção das bacias de tratamento.  Serão investidos R$6.238.170,70 (seis milhões duzentos e trinta e oito mil cento e setenta reais e setenta centavos), através de recursos provenientes do Governo Federal – Fundação Nacional da Saúde (Funasa) PAC I, na construção do sistema de rede coletora de esgoto, lagoas de tratamento e estação de bombeamento.

Um trator de esteira, uma motoniveladora, seis caminhões caçamba, um caminhão comboio de abastecimento, um caminhão pipa, uma retroescavadeira, dois rolocompressores e duas escavadeiras trabalham no local. O projeto prevê a construção da Estação de Tratamento de Esgotos, com emissário no prolongamento da Av. Izolina Passos, elevatórias e redes coletoras nas bacias 2 e 5, que compreendem aproximadamente 120 hectares, principalmente na área central da cidade, e nos bairros Barrinha e Navegantes. A estação de tratamento de esgotos ficará localizada em uma área de 18 hectares, próximo ao Ginásio Municipal.

Questão de saúde pública e um dos principais desafios das gestões atuais, o tratamento de esgotos é uma medida essencial para que o município se desenvolva de forma equilibrada, sem agredir o meio ambiente e pensando nas gerações futuras. Para a Secretária Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Andrea Citrini, iniciar as obras de tratamento de esgoto em São Lourenço do Sul é planejar o desenvolvimento do município e a preservação dos mananciais. “Nos últimos oito anos nosso município vem buscando recursos e capacitação neste tema, para nos dias de hoje dar esse importante passo para o nosso futuro.” – destaca a Secretária.

A previsão de término da obra da estação de tratamento de esgotos é de quatro meses. O contrato prevê o período de um ano para a construção das redes das bacias 02 e 05, elevatórias e emissário. A empresa Portosan Construções LTDA é responsável pela execução da obra.