Search
[adsforwp-group id="156022"]

Sartori é vaiado na abertura oficial da Expointer

img_4709_foto_1.jpg

Representantes de sindicatos e da Fundação Zoobotânica, técnicos agrícolas, entre outros servidores do Executivo, protestaram enquanto 10 autoridades discursavam na abertura oficial da Expointer na manhã desta sexta-feira (4) em Esteio. O depoimento do governador José Ivo Sartori foi marcado por gritos.

Os servidores, que fazem paralisação desde o começo da semana contra o parcelamento dos salários, chamaram o governador de “caloteiro” em diversos momentos da solenidade.

Aparentemente nervoso, Sartori reiterou que no Parque Assis Brasil é onde começa a germinar a primeira parceria público-privada do governo, já que a gestão do parque onde é realizada a Expointer passará para a iniciativa privada.

O depoimento de dez autoridades foram marcados por vaias. O presidente da Farsul, Carlos Sperotto, chegou a pedir respeito dos manifestantes.

Sartori assegurou, no fim do evento, que respeita as vaias dos manifestantes. “Eu respeito as vaias, porém eu como pessoa nunca vaiei ninguém, nem em estádio de futebol”, disse.

Durante seu discurso, o governador ressaltou a importância da exposição agropecuária. “A Expointer renova a confiança e a esperança. É a prova de que o Rio Grande que dá certo está aqui. Vamos seguir em frente, mas sempre de pé, olhando para frente, sem medo. Vamos plantar a semente de mudança. O RS e o Brasil vão vencer”.

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, acompanhou a solenidade e manifestou apoio ao governador, que definiu como um “político sério, competente e correto”.

“Tenho certeza que o Rio Grande do Sul conseguirá sair desta crise. Os problemas foram criados ao longo de governos passados”, afirmou.

O tradicional desfile de animais campeões começou por volta das 10h30. São 120 exemplares de 61 espécies de bovinos (15), ovinos (13), zebuínos (9), gado de leite (5), búfalos (2), equinos (13), além de aves, coelhos e chinchilas.

Na sequência, após os discursos das autoridades, houve entrega da Medalha Assis Brasil. Neste ano, os homenageados foram presidente do Sistema Ocergs-Sescoop, Vergílio Frederico Perius, o agropecuarista Antonio Vivaldino Bonotto e o vice-presidente da Farsul, Gedeão Pereira.