Search
[adsforwp-group id="156022"]

Saúde do coração foi pauta no programa Primeira Hora

img_12891_foto_1.jpg

A saúde cardíaca foi pauta no programa Primeira Hora desta quinta-feira (05) com o cardiologista Carlos Alberto Monteiro. Em todo o mundo, cerca de 17,5 milhões de pessoas morrem vítimas de doenças cardiovasculares, a cada ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a situação não é diferente. A média anual chega a 350 mil, o que corresponde a uma vida perdida a cada 40 segundos; duas vezes mais que todas as mortes decorrentes de câncer e seis vezes mais que as provocadas por todas as infecções no país.

Segundo Monteiro, os hábitos dos brasileiros mudaram ao longo dos anos, no entanto, ainda não é considerado satisfatório do ponto de vista médico. O cardiologista destacou a necessidade de atividades físicas; ter uma alimentação balanceada; controlar o colesterol, a pressão arterial e o diabetes; evitar fumar; consumir moderadamente álcool e sal e usar corretamente a medicação indicada pelo médico, quando for o caso, são formas para evitar doenças arteriais coronárias, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e outros problemas.

O médico alertou sobre a necessidade de prevenção, através de exames. “Ainda estamos com aquele raciocínio do ‘eu não sinto nada então não tenho nada’”, lamenta, explicando que muitas doenças, em especial as do coração, são silenciosas. Dessa forma, quando diagnosticado precocemente, o paciente ganha em qualidade e expectativa de vida.

Durante a entrevista, ouvintes enviaram perguntas ao médico, que respondeu ao vivo. Confira a entrevista na íntegra: