Search
[adsforwp-group id="156022"]

Schirmer declara que governo federal não repassou recursos para segurança no RS

O secretário de segurança do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer, disse que o governo federal não cumpriu com a promessa de repasse de recursos financeiros para o pagamento de diárias a policiais militares.

“Ficou acertado para cada integrante da Força Nacional, o estado colocaria dois brigadianos juntos (…) Trouxemos do interior, este recurso que foi prometido não foi pago”, disse Schirmer, afirmando que o governo estadual teve de arcar com R$ 2 milhões oriundos da promessa não cumprida desde março.

Secretários de segurança de todos os estados reunidos em Porto Alegre para um evento relacionado com segurança sugeriram ao governo federal a criação de um orçamento exclusivo para a segurança pública.

Durante sua passagem pela capital gaúcha na quarta-feira (21), o ministro da Justiça, Torquato Jardim, falou sobre a permanência de 200 policiais da Força Nacional no estado.

“O apoio haverá da Força Nacional, por quanto tempo eu não sei, porque é uma questão do secretário de Segurança do estado, e do secretário nacional de Segurança Pública.

O governo do estado, por sua vez, diz que vai pedir que a permanência da Força Nacional em solo gaúcho seja prorrogada.

 

Reforço de efetivo

Com o ingresso de mais 522 soldados à Brigada Militar, acaba a fila de espera de candidatos. Se o governo quiser reforçar o efetivo policial, novos concursos terão que ser realizados.

No meio de julho, outra turma que já está em uma etapa mais avançada termina o curso de formação na academia. Serão mais 1.305 de homens e mulheres que devem atuar, principalmente, no policiamento ostensivo.

Com isso, os 400 policiais que foram deslocados do interior para a capital gaúcha começam a voltar para casa.