Pela primeira vez, representantes de 85 municípios gaúchos se encontraram em Porto Alegre para reforçar os laços do empreendedorismo que leva mais desenvolvimento econômico e social para as diversas regiões do estado. Juntos, eles respondem por 65% do PIB gaúcho e por 655 das MPEs. O 1º Encontro Presencial dos Municípios com Cidade Empreendedora, programa desenvolvido pelo Sebrae RS, reuniu mais de 300 pessoas no Salão Nobre da Catedral Metropolitana de Porto Alegre, na noite desta segunda-feira (14/8), que puderam conhecer as novidades do Programa e assistir a uma palestra do economista Aod Cunha.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Além de prefeitos e prefeitas, secretários e secretárias municipais, o encontro contou com a presença do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RS e do Sistema Fecomércio RS, Luiz Carlos Bohn; do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Alexandre Postal; e dos secretários da Casa Civil, Artur Lemos; do Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo; do Turismo, Vilson Covatti; e da secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, representando o Governo do Estado.
Na oportunidade, o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, fez o lançamento oficial dos novos planos Cidade Empreendedora Agro, Turismo e Inovação. “Nosso objetivo é continuar atendendo os municípios, agora focando a atuação nas aptidões regionais. Estamos aqui hoje para reforçar o compromisso do Sebrae com o ecossistema empreendedor de nosso estado, com a melhoria do ambiente de negócios e com o desenvolvimento dos territórios. Vamos continuar trabalhando na construção de 497 cidades empreendedoras no RS”, afirmou Godoy.
Para o segundo semestre de 2023, com a conclusão de alguns contratos, a novidade é a estruturação de planos temáticos focados nas áreas de Agronegócio, Turismo e Inovação. “Esses temas foram definidos a partir da necessidade dos gestores públicos. Serão trabalhados os eixos de Gestão Municipal, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação de acordo com o tema definido”, explica Fernanda Dall’Agnol, coordenadora do Programa Cidade Empreendedora no RS.
O prefeito de Campo Bom e presidente da Famurs – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, Luciano Orsi, destacou a contribuição do Programa Cidade Empreendedora para o avanço dos municípios. “Apoiamos iniciativas como essa. Empreender faz bem para a sociedade, para o desenvolvimento local de nossas cidades, pois é lá que tudo acontece. Espero que possamos compartilhar boas práticas e projetos, valorizar os municípios e fortalecer a todos”, declarou.
Programa chega a 85 municípios gaúchos
Na ocasião, sete municípios aproveitaram para iniciar ou renovar a participação no Programa. Venâncio Aires foi o primeiro a aderir aos novos planos. “Tivemos uma experiência muito positiva com o primeiro módulo. Agora, queremos avançar no ambiente empreendedor da cidade, ampliando atividades tanto na capacitação dos gestores públicos, quanto dos empreendedores locais”, destacou o prefeito Jarbas Daniel da Rosa, que contratou o Plano Cidade Empreendedora Inovação.
Durante o evento, os prefeitos de Montenegro, São Lourenço e São Borja assinaram contrato para iniciar a participação no Programa, que agora chega a 85 municípios gaúchos. E, além de Venâncio Aires, Uruguaiana, Cachoeirinha e Camaquã também optaram por dar continuidade a seus contratos pelos próximos dois anos.
O Programa Cidade Empreendedora tem a missão de engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção de políticas públicas para apoio e fortalecimento do empreendedorismo, contribuindo para o desenvolvimento econômico local, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. A iniciativa teve sua implementação no Rio Grande do Sul a partir de 2020.
Prêmio Prefeitura Empreendedora 2023
O evento também foi palco para o lançamento do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), que é uma forma de reconhecer iniciativas inovadoras, protagonizadas por governos municipais (prefeitos e prefeitas) com vistas à melhoria do ambiente de negócios, ao fomento do empreendedorismo e ao desenvolvimento territorial. Poderão participar da premiação todos os municípios do Rio Grande do Sul, que tenham implementado iniciativas exitosas, com resultados alcançados até 30 de novembro de 2023.