Foi divulgado na tarde desta segunda-feira (02), através da Secretaria Municipal de Saúde de Chuvisca, em conjunto com o Departamento de Vigilância em Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde, que o material que se encontrava em análise, testou positivo para Febre Amarela. A confirmação foi dada após coleta feita por agentes da vigilância em saúde em um Bugio encontrado morto em julho no município.
A doença
A febre amarela é uma doença febril aguda, causada por um arbovírus (vírus transmitido por mosquitos). Os primeiros sintomas são febre, calafrios, cefaleia (dor de cabeça), lombalgia (dor nas costas), mialgias (dores musculares) generalizadas, prostração, náuseas e vômitos. Após esse período inicial, geralmente ocorre declínio da temperatura e diminuição dos sintomas, provocando uma sensação de melhora no paciente. Em poucas horas – no máximo um ou dois dias – reaparece a febre, a diarreia e os vômitos.
Os casos
Os casos de febre amarela no Brasil são classificados como silvestres ou urbanos, sendo que o vírus. A diferença entre elas é o mosquito vetor envolvido na transmissão.
Na urbana, o vírus é transmitido aos humanos pelos mosquitos Aedes aegypti, mas esta não é registrada no Brasil desde 1942. Na silvestre, os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes transmitem o vírus, e os macacos são os principais hospedeiros. Nessa situação, os casos humanos ocorrem quando uma pessoa não vacinada entra em uma área silvestre e é picada por mosquito contaminado.
A vacinação
A vacina contra a febre amarela é recomendada para todas as pessoas com até 59 anos, e as doses estão disponíveis nas unidades de saúde dos municípios. Pessoas acima de 60 anos devem passar por avaliação médica antes de se vacinar.
A pasta ainda informa que a população chuvisquense pode entrar em contato com a Secretaria de Saúde – Vigilância em Saúde através do 51 – 36117101 ou com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, pelo 51 – 36117246.
Fato ocorreu próximo à Secretaria Municipal de Infraestrutura
O culto ocorrerá na próxima quarta-feira (14), na Igreja da Comunidade XV de Novembro
A oportunidade é para atendente de cafeteria
Ministro é o relator de ação contra a parlamentar por invasão aos sistemas do CNJ
Valor é referente aos descontos que foram realizados na folha de pagamento de beneficiários em…
This website uses cookies.