Search
[adsforwp-group id="156022"]

Secretaria de Educação anuncia oficialmente projeto de reestruturação de escolas rurais em Camaquã

Foto: Rafaella Gonzalez/Acústica FM
Foto: Rafaella Gonzalez/Acústica FM

Na manhã desta quarta-feira (19), o Secretário Municipal da Educação, Nelson Egon Geiger Filho, anunciou oficialmente o projeto para unir cinco escolas rurais em somente dois polos. Segundo ele, a motivação principal seria melhorar a qualidade de ensino, visto que há baixa quantidade de alunos por turma nessas escolas. O estudo técnico da proposta foi encaminhado ao Conselho Municipal de Educação.

O planejamento consiste em unir as escolas E.M.E.F. João Beckel, E.M.E.F. Rui Barbosa e E.M.E.F. Sílvio Luiz em um único polo, e as escolas E.M.E.F. Otto Laufer e E.M.E.F. Vicente Garcia em outro.  Ainda não foi confirmado qual prédio escolar vai permancer em funcionamento e quais serão desativados.

Segundo o estudo técnico feito pela Secretaria, de 2010 a 2022 houveram quedas consideráveis no número de alunos dessas escolas, motivadas pelo êxodo rural e pela menor taxa de natalidade. Somente na escola João Beckel houve queda de 56% na quantidade de alunos.  Além disso, o estudo aponta que a receita anual  dessas escolas é de cerca de R$ 2 milhões, que devem ser melhor aplicados na área com essa redistribuição.

“Nesse estudo téncnico foi levado em consideração a localização geográfica das escolas, o transporte escolar, o horário de funcionamento e o Fundeb.  Não serão fechadas escolas, serão criadas novas integradas. Nós queremos amenizar o déficit causado pela pandemia, além de melhorar as condições de ensino. Em algumas escolas, em dia de chuva, os alunos tem que voltar para casa por falta de estrutura”, comentou o secretário.

O transporte público gratuito será mantido e as vagas serão redistribuidas da maneira mais próxima às residências dos alunos. A secretaria se colocou à disposição para ouvir pais que tenham colocações a respeito do projeto, mas ressalta que não vai discutir questões políticas.