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Secretaria de Educação realiza III Seminário do PNAIC

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Nos dias 30 de novembro e 9 de dezembro, foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação o III Seminário Municipal do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa. Este seminário foi realizado em duas etapas com a finalidade de contemplar as reflexões dos estudos realizados durante os encontros de Formação Continuada neste ano letivo.

Na primeira etapa, dia 30 de novembro, aconteceu a exposição de trabalhos e relatos de experiências ocorridas nas salas de aula de 1º ao 3º anos. Seis professores alfabetizadores fizeram relatos orais de práticas significativas e interdisciplinares realizadas com suas turmas, através de sequências didáticas.

A abertura da segunda etapa, ocorrida dia 9 de dezembro, foi abrilhantada pela participação dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sepé Tiaraju. O encontro contou com a presença da professora alfabetizadora Alice Brum Matias, supervisora escolar Silviane Azambuja e a diretora Silvana Flores Vieira que relataram as contribuições do PNAIC em suas atribuições nas escolas.

O professor Igor Daniel Martins Pereira, Supervisor da Formação do PNAIC na equipe UFPel, esteve presente e abordou a temática “Os princípios da formação continuada e o papel do professor alfabetizador”. Em 2016, os encontros de formação continuarão com ênfase na interdisciplinaridade no Ciclo de Alfabetização.

 

Servidores da Secretaria de Educação participam do II Encontro de Formação do PNAIC em Pelotas

 Do dia 30 de novembro ao dia 4 de dezembro, as orientadoras de estudos Alexandra Flores, Cristiane Lopes e Jaqueline Santos, juntamente com a coordenadora local do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa de Camaquã, Rosy Irene de Mattos, participaram do II Encontro de Formação do PNAIC, na cidade de Pelotas, sob a organização da UFPel. De acordo com as participantes, aspectos importantes da Educação foram discutidos em cada dia da formação tais como currículo, avaliação inclusiva, planejamento e reflexões sobre a Base Nacional Curricular Comum.